Empresa Use Orgânico pretende expandir suas vendas com um espaço físico em São Paulo e linha própria de cosméticos
Durante uma viagem aos Estados Unidos em 2017, o empreendedor Jose Youssef resolveu testar, conhecer e vender alguns cosméticos orgânicos no Brasil como meio de complementar a renda. Como já era entusiasta de marcas mais sustentáveis, resolveu dar os primeiros passos para a criação da empresa Use Orgânico. Além dusso, durante a pandemua, o negócio ganhou tempo integral na agenda do executivo. Antes, ele trabalhava no setor de hotelaria.
Empresa Use Orgânico
Sendo assim, com tanta dedicação, a Use Orgânico faturou R$ 5,8 milhões em 2021. Hoje, ela possui mais de 2.000 produtos de 60 marcas em seu e-commerce. Contudo, o surpreendente aqui é o fato de fazer o caminho contrário da maior parte das companhias. Ou seja, abrir uma loja física no centro de São Paulo, em novembro do ano passado, com o investimento de R$ 250 mil.
“O e-commerce é um ótimo canal de vendas, e a maior parte do faturamento, mas muitos produtos são novos na rotina do consumidor que quer experimentar, sentir o cheiro, a textura e mais. Recebemos pessoas de muitas cidades na loja em São Paulo e identificamos uma oportunidade de crescimento.”
Para este ano, ele espera faturar R$ 6,8 milhões.
Expansão faz sentido
Além disso, a expensão faz sentido. Isso porque conforme uma pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos com 987 entrevistados, 23% aumentaram o nível de consumo durante a pandemia. Do total de entrevistados, 25% passaram a explorar esse mercado entre um e dois anos, e 12% em um período menor que um ano.
Portanto, para Youssef, o segredo do crescimento está na ampla divulgação nas redes sociais. Mas principalmente na criteriosa escolha do que é vendido.
“Nossos especialistas pesquisam cada ingrediente do produto para entender se é de fato natura. Já deixamos de ganhar dinheiro porque encontramos sintéticos na fórmula.”
Acompanhamento do trabalho
Todavia, para garantir a qualidade existe um forte trabalho de acompanhamento dos fornecedores.
“90% deles são de empresas familiares, alguns com menor poder aquisitivo para auditorias externas, então os ajudamos ao mostrar o que é de fato natural.”
Própria linha de produtos da Use Orgânico
Em contrapartida, para ampliar esta sua veio de empreendedorismo, a Use Orgânico lançará neste ano sua própria linha de produtos. Sendo assim, o primeiro item de venda é um creme dental que levou oito meses para ser desenvolvido. Foram mais de 15 tentativas testadas por diferentes pessoas da empresa.
O empresário afirma que precisavam garantir eficiência e um bom sabor. Agora, estão previstos pelo menos 10 produtos para esta linha, o que inclui ainda: desodorantes, hidratantes e mais.
Sustentabilidade
A Use Orgânico deu início à sua marca própria já como parceira do programa Eu Reciclo. A iniciativa tem como base o modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa de embalagens. Para cumprir as metas, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado.
Atualmente, as embalagens de todas as entregas são recicláveis, a tinta leva ingredientes naturais, o papel que embala o produto internamente é uma seda natural, e as etiquetas e notas são as menores possíveis. Por fim, os materiais dos produtos da nova linha também são desenvolvidos com este propósito. O tubo do creme dental, por exemplo, é oriundo de fontes renováveis.
*Foto: Divulgação