Um novo conceito de comida plantada nas grandes cidades

A agricultura vertical já é uma realidade no mundo de hoje, porém o negócio se expande cada vez mais. Prova disso é a possibilidade de comprar alimentos que são cultivados em hortas verticais dentro de estabelecimentos em áreas urbanas, como em um shopping center, por exemplo. Nasce assim um novo conceito de comida plantada nas grandes cidades.

Como funciona a agricultura vertical

A maneira de lidar com o cultivo vertical é diferente do modo tradicional plantado em fazendas. Este tipo de produção de alimentos é destinado aos centros urbanos para atingir a população dessas regiões. Por conta disso, sua área de plantio não necessita ser do tamanho da que vemos em zonas rurais.

Comida plantada nas grandes cidades

A prática foi iniciada no Japão, onde a demanda por alimentos desse tipo é alta. Além disso, neste país não há espaços grandes para a agricultura tradicional. Portanto, a técnica do plantio vertical é visto como uma tecnologia de inovação e que consegue gerar uma produção alternativa em lugares de clima extremo, mas que tem muita procura por comida, que é o caso dos japoneses.

A forma de cultivo da agricultura vertical pode ser como as realizadas em estufas, onde aproveita-se a luz do sol. Todavia, a técnica também permite uma plantação baseada em fatores ambientais que são controlados.

InFarm

Sobre este novo conceito de produção, a empresa alemã InFarm vem desenvolvendo um projeto de agricultura vertical. O plano inclui um cultivo interno de qualquer alimento, que podem ser de ervas e frutas e passando por vegetais. Mesmo que essa técnica já não seja uma novidade, como os japoneses já provaram que não. No entanto, a forma de cultivo interna, é sim.

A InFarm adotou o slogan “Nós somos os novos agricultores e a cidade é nossa fazenda”. Com esta mentalidade, a companhia pretende instalar sua agricultura vertical em estabelecimentos fechados. Os locais podem ser: mercearias, shopping centers, escolas e em restaurantes.

O objetivo é garantir que os residentes dos grandes centros urbanos também tenham acesso a uma comida de qualidade e mais natural. Na Europa, um dos maiores atacadistas de alimentos, o Metro Group, foi a primeira rede de supermercados a receber este conceito de agricultura vertical.

Para a atacadista, que a InFarm promove o modo de comida plantada nas grandes cidades, interessa aos negócios. Pois, o alimento colhido é livre de pesticidas, além de cultivos mais sustentáveis, que não se baseia na produção em larga escala.

Como funciona o sistema

As ‘fazendas’ são controladas por meio de uma tecnologia de inovação. Isso possibilita com que cada unidade que a InFarm gerencia tenha um ecossistema próprio capaz de criar uma ambiente propício para que os alimentos plantados cresçam de forma natural.

Esta plataforma de hardware e software permite ainda que o usuário seja notificado quando o produto já está pronto para ser colhido. O sistema também estabelece um registro de informações de cada fazenda. Com isso, os especialistas conseguem monitorar as safras, além de solucionar qualquer imprevisto que apareça.

Histórico da InFarm

A InFarm foi fundada em 2013 por Erez Galonska, Guy Galonska e Osnat Michaeli. A empresa possui sede em Berlim, na Alemanha e hoje conta com 250 colaboradores.

Recentemente, a companhia divulgou que captou recursos de US$ 100 milhões. Com o valor arrecadado poderão ampliar o número de fazendas verticais.

Fonte: UOL – Empreendedorismo

*Foto: Divulgação