Trabalho do futuro já tem no formato híbrido uma realidade no dia a dia das empresas
Em quase dois anos de pandemia, o home office virou uma realidade, assim como também o formato híbrido no dia a dia das empresas. Ou seja, formato que une o trabalho remoto e o presencial, conforme cada companhia.
Trabalho do futuro – tecnologias ajudam
Por outro lado, o trabalho do futuro exige cada vez mais alinhamentos com as tecnologias disponíveis no mercado. Além disso, há uma necessidade maior de comunicação mais próxima e sinérgica entre equipes distantes e a liderança nos escritórios. É o que afirma o diretor de Workplace from Meta para a América Latina, Adriano Marcandali.
Para ele, este formato heterogêneo, em que os colaboradores têm a opção de atuar tanto remotamente quanto no escritório, se consolida e torna-se mais viável por conta das ferramentas de produtividade, como o Workplace.
“Para se adaptar a todas as mudanças que a pandemia trouxe, as empresas obviamente precisaram conectar seus funcionários. E essa comunicação passou a ter mais empatia também com os funcionários remotos e os da linha de frente.”
Todavia, por conta do grande número de pessoas trabalhando de casa ter uma boa comunicação se torna imprescindível nos dias atuais no Brasil e no mundo.
Como funciona este método
O excutivo afirma que hoje 80% das posições de trabalho nas empresas brasileiras são de funcionários da linha de frente e de localidades geográficas distantes:
“São pessoas de lojas, centros de distribuição e fábricas, além de equipes descentralizadas e distribuídas geograficamente. Notamos que as empresas passaram a cuidar mais das pessoas e as colocaram no centro.”
Portanto, além de levar informações críticas em tempo real e ao alcance dos funcionários, as companhias se deram conta da importância de elevar o nível de engajamento interno. Para isso, há ferramentas de produtividade que vão além da videoconferência e compartilhamento de arquivos. Algumas delas permitem a postagem de conteúdo multimídia de temas relacionados ao trabalho em que os colaboradores podem habilitar comentários e reações.
Diversidade e inclusão
Por outro lado, um tema cada vez mais presente nas grandes empresas é a inclusão digital. Neste caso, os colaboradores da linha de frente utilizam estas ferramentas de produtividade. Isso porque a maioria deles se conecta à empresa por meio de seus próprios dispositivos móveis. E isso facilita o acesso às informações necessárias ao atrabalho e portabilidade de conteúdo.
Já sobre o tema diversidade, a criação de conteúdo e campanhas nas plataformas é um modo de agregar diversos públicos nas companhias, pontua o executivo:
“Todas essas nuances em relação à diversidade e à inclusão são potencializadas dentro das plataformas digitais e, obviamente, as empresas adotam isso dentro do mundo do trabalho.”
Metaverso no trabalho do futuro
E o metaverso está se inserindo mais no país. Mas o que esperar dele no futuro? para Marcandali, o potencial é grande.
Para quem não sabe ainda, o metaverso é um ambiente virtual imersivo que está sendo desenvolvido por diversas empresas de tecnologia, como a Meta, companhia que controla aplicativos como o Facebook, Instagram e WhatsApp.
Nesse universo virtual, as pessoas poderão reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar e fazer compras por meio de várias tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.
*Foto: Unsplash