Submarino no varejo físico já é uma realidade após 23 anos de operações online, com venda de acessórios de tecnologia, como os usados em smartphones e computadores
Na quarta-feira (7), a Americanas anunciou planos para o Submarino ganhe o mundo físico após 23 anos de operações online. A iniciativa já se tornou realidade por meio da abertura de quiosques para venda de acessórios de tecnologia, como os usados com celulares e computadores. Prova disso é que o primeiro ponto de venda foi aberto semana passada em Barueri (SP). Entretanto, a empresa ainda dá poucos detalhes sobre esses negócios.
Submarino no varejo físico
Além disso, de acordo com Wellington Santos, presidente-executivo do Grupo Uni.co:
“O nosso propósito é atuar nesse segmento de tecnologia com a marca Submarino e se tornar uma referência nacional para essa categoria.”
No entanto, o executivo ainda não fez projeções sobre as aberturas dos pontos físicos de venda do Submarino.
Modelo de franquia para o Submarino no varejo físico
Já os quiosques serão definidos no modelo de franquia, 6 ou 9 metros quadrados cada. Portanto, a iniciativa será gerida pela Uni.co, plataforma adquirida em 2021 pela Americanas que opera franquias como Puket e Imaginarium.
Parceria
Por outro lado, o Sumarino, que hoje opera como um site voltado principalmente para venda de produtos eletrônicos, se uniu à Americanas.com em 2006. Na ocasião, formaram a B2W, que por sua vez, se juntou às Lojas Americanas no ano passado para formar a Americanas
Em seu site, o Submarino vende desde capinhas para celular até livros, games, celulares e computadores. Porém, os quiosques terão foco inicial em acessórios, com sortimento de 700 produtos.
Número de produtos
Contudo, Santos disse que o número de produtos pode evoluir ao longo do tempo e que não está descartada a ampliação de quiosques de bom desempenho em lojas maiores, em modelo similar ao que acontece com as marcas atuais da Uni.co. O projeto deve começar em grandes capitais, em especial em shoppings, afirma.
Investimento
Cada quiosque deve demandar investimento de R$ 120 mil, e a Americanas estima uma rentabilidade líquida de 10% a 15% aos franqueados, a depender da região, com retorno entre 12 a 24 meses, “podendo chegar a 30 meses”, disse ele.
Quedas nas vendas
A Americanas viu suas vendas totais caírem 8,3% no terceiro trimestre ante um ano antes, diante de recuo de 14,4% nas vendas no comércio eletrônico, à medida que a demanda por produtos de informática e eletroeletrônicos diminuiu no varejo em geral como impacto do cenário macroeconômico.
Submarino no varejo físico – retirada de produtos
Além disso, a companhia afirmou que o espaço dos quiosques Submarino poderá ser utilizado para retirada de produtos comprados nas operações de comércio eletrônico, guardadas as proporções do modelo.
Santos disse também que o setor de acessórios é um mercado em crescimento e que “não tem um grande grupo” trabalhando nele. “O grande diferencial é a força de marca Submarino”, afirmou ele.
Aquisição do controle do grupo Uni.co
A Americanas comprou o controle (70%) do grupo Uni.co em 2021 por valor não revelado, podendo adquirir o restante nos próximos anos, sendo que um dos objetivos da transação era explorar o segmento de franquias. A Uni.Co é franqueadora de quase 450 lojas em quatro marcas diferentes.
Por fim, ao ser perguntado sobre se o modelo de franquia pode ser levado também para outras marcas da Americanas, o executivo evitou dar detalhes, dizendo apenas que o foco agora está no projeto do Submarino.
*Foto: Reprodução