Startup Easy B2B é chamada de a Amazon dos negócios
A transformação digital faz com que hoje empresas apertem o passo com o objetivo de levar o online como prioridade entre o ambiente de relacionamento com fornecedores que abastecem sua cadeia de suprimentos.
Startup Easy B2B
E é neste contexto que surgem empresas dispostas a ajudar essas companhias a terem suas cadeias abastecidas em apenas alguns cliques. Este é o caso da startup Easy B2B, voltada ao varejo digital com a finalidade de facilitar o processo de compra e venda entre empresas.
De acordo com o presidente da Easy B2B, Renato Ferraz:
“A companhia nasceu da percepção de que a transformação digital não demoraria a atingir as empresas que ainda não tinham um ambiente único para essas trocas comerciais.”
A startup foi fundada em 2019, fruto de um processo de aceleração do Innovation Lab, do STARTUP BASECAMP, programa do Vale do Silício, dois anos antes.
“A nossa missão é deixar toda essa cadeia de suprimentos mais transparente e mais fluida. Somos como a Amazon das empresas.”
Comparação com a Amazon
A comparação com a Amazon é um modo de explicar mais facilmente o modelo de negócio da empresa. Atualmente, a startup opera como uma plataforma de compra e venda de produtos, os famosos marketplaces. Mas com a diferença de funcionar apenas entre empresas.
Além disso, o ambiente digital da startup pode ser adaptado conforme o usuário. Este modelo é chamado de white label, onde um software é disponibilizado para que cada empresa ajuste da maneira que melhor se adeque às suas necessidades.
No rol dessas escolhas está a de fornecedores e produtos. Ferraz diz que a variedade de produtos comercializados é um dos principais diferenciais da empresa. Já são mais de 150.000 itens cadastrados.
“A Easy B2B transaciona de alfinetes a foguetes.”
No entanto, o mais comum são os de materiais de escritório, limpeza e de proteção individual, em alta com a pandemia.
Mais de 3.700 empresas cadastradas
Hoje a startup conta com mais de 3.700 empresas cadastradas, e 8.500 usuários ativos. Na lista estão a rede de alimentação China in Box e a varejista RaiaDrogasil, que abastecem as lojas com a ajuda da plataforma.
Em contrapartida, a Easy B2B também já fez seu primeiro cliente no setor público: o Ministério da Economia. O órgão utiliza a Easy B2B em um projeto chamado “almoxarifado virtual”, que visa reduzir os custos das compras federais.
“O projeto deve transacionar alguns bilhões nos próximos anos. É algo complexo.”
Automação via WhatsApp
Para o futuro, a startup aposta na automação dos pedidos realizados via WhatsApp. Esta é uma forma de facilitar a integração entre diferentes canais de venda, e ainda de dar atenção especial a um dos canais que mais crescem em relevância.
Para isso, é necessária uma injeção de capital. A empresa já recebeu um aporte de R$ 1,4 milhão, em uma rodada semente realizada na plataforma de financiamento coletivo CapTable. O objetivo é utilizar o valor na melhoria do produto, tornando a plataforma com gerenciamento cada vez mais simples.
Meta da startup Easy B2B
Por fim, com as melhorias, a meta é crescer a base de clientes em duas vezes, diz o CEO.
“Esse investimento vai ajudar a Easy B2B a caminhar, melhorar a infraestrutura e estar pronto para receber esses novos clientes.”
*Foto: Divulgação