Seguros empresariais, a partir da introdução da inteligência artificial, estão transformando a gestão de riscos e a proteção de ativos
A introdução da Inteligência Artificial (IA) nos seguros empresariais está transformando a gestão de riscos e a proteção de ativos. Ao utilizar análise preditiva, automação de processos e personalização de políticas, a IA permite avaliações mais precisas de riscos, redução de custos administrativos e respostas ágeis a eventos imprevistos.
vale dizer que IA já repercute na comunicação interna das empresas brasileiras, marcando uma nova era.
Seguros empresariais
Além disso, especialistas destacam que essa inovação representa uma mudança positiva na eficiência operacional, resultando em economias significativas para os negócios. Os seguros empresariais são projetados para proteger as empresas contra riscos e perdas financeiras, proporcionando cobertura em diversas situações.
Adaptado às necessidades específicas de cada empresa, ele permite a minimização de prejuízos e a continuidade operacional mesmo diante de eventos como o que aconteceu com a empresa Cacau Show, no Espírito Santo, que teve sua linha de produção afetada, devido a um incêndio na fábrica, comprometendo 19% da produção total da empresa.
Em episódios como esse, o mercado de seguros oferece diversos produtos que podem proteger empresas que estão expostas a grandes riscos, com apólices de análise de risco aprimorada, precificação personalizada, análise preditiva para sinistros, automação do processo de emissão, entre outros.
Uso da IA
Castelano Santos, CEO da Tech Trail, insurtech focada em inteligência artificial e análise de dados para o setor de seguros, destaca o impacto positivo dessas ferramentas na experiência do cliente: “Ferramentas com análise de dados aprimoram a experiência de compra do cliente, tornando-a mais intuitiva e eficiente, além de proporcionar uma jornada do cliente mais fluída. Com essa abordagem, também é possível controlar os riscos e gerar uma economia de despesas operacionais”, explica o especialista.
Sistema operacional
Ao implementar soluções baseadas em IA, as seguradoras podem melhorar significativamente a eficiência operacional. Isso porque elas conseguirão reduzir riscos, oferecer produtos mais personalizados e, em última análise, gerar economia tanto para as empresas seguradas quanto para as próprias seguradoras.
Adaptação
Por fim, a capacidade de adaptação da inteligência artificial, destacada por análises preditivas, automação de processos e personalização de políticas, reflete não apenas em respostas ágeis a eventos imprevistos, mas também em uma mudança substancial nos custos administrativos. Tal inovação protege ativos e também fortalece a resiliência das empresas, como evidenciado nos momentos desafiadores enfrentados por grandes organizações.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/pessoa-que-usa-a-ferramenta-ai-no-trabalho_60362805