Saúde mental nas empresas é reflexo da população brasileira ser a mais ansiosa do mundo, segundo último mapeamento global
O último mapeamento global de transtornos mentais, divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), revelou que o Brasil possui a população mais ansiosa do mundo. Segundo relatório da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMS), 90% da população mundial foi diagnosticada com estresse. No Brasil, além do estresse, ansiedade e depressão, o estudo da Fiocruz mostra que 72% da população sofre de insônia.
Saúde mental nas empresas
Esses sintomas, juntos ou de modo individual, impactam na qualidade do trabalho dos profissionais e das relações estabelecidas no ambiente de trabalho. Por isso é de extrema importância verificar a saúde mental nas empresas. E isso se reflete na queda da produtividade ou redução do engajamento de um colaborador, a companhia precisa olhar a situação por uma perspectiva mais ampla, é importante ir além da avaliação superficial sobre a adequação desta pessoa à empresa e a função desempenhada.
Sendo assim, os líderes e as equipes de RH devem estar preparados para acolher os colaboradores que enfrentam questões relacionadas à saúde mental. É essencial lembrar que apenas um psicólogo ou psiquiatra devem fazer as recomendações de tratamento. Mas, paralelamente como medida de prevenção e promoção do bem-estar do time, a organização pode implementar sete boas práticas. Confira a abaixo:
1 – Reservar orçamento para ações de qualidade de vida e bem-estar do colaborador
O cuidado com os colaboradores deve ser visto pela alta direção como um investimento estratégico em prol da competitividade do negócio. A ação é feita ao longo do ano e não somente em momentos pontuais como uma medida emergencial.
2 – Rastrear periodicamente a saúde mental dos colaboradores
A qualidade dos pensamentos e dos sentimentos dos colaboradores deve ser mapeada de forma periódica. Ela pode ser feita por meio de conversas entre líder e liderado, nos exames periódicos ou nas pesquisas de clima organizacional.
3 – Ter solidez e clareza na missão, visão e valores
Contribui para a qualidade emocional do colaborador, se este compreender que a missão, a visão e os valores da empresa são praticados no dia a dia. Isso porque qualquer divergência entre discurso e atitude farão com que os colaboradores percam a identificação com a empresa.
4 – Promover ações educativas de promoção e prevenção
É fundamental que a empresa procure disseminar informações que desmistificam os tabus relacionados a doenças mentais e a busca de ajuda especializada com psicólogos e psiquiatras. Rodas de conversas e workshops específicos sobre saúde mental têm demonstrado resultados positivos.
5 – Valorizar a qualidade de vida
O colaborador terá mais incentivo para cuidar da saúde e do bem-estar se compreender que esta é uma prática valorizada pela companhia. Pode ser o incentivo para práticas esportivas, orientações sobre produtividade, consumo de bebidas alcoólicas, comidas e substâncias que afetam a saúde, por exemplo.
6 – Treinar as lideranças
Saber orientar os líderes para uma abordagem de gestão humanizada ao fornecer informações sobre como lidar com questões relacionadas à própria saúde mental e dos colaboradores.
7 – Promover um ambiente saudável
Independentemente do modelo de trabalho adotado, é importante encontrar meios de promover a integração entre os colaboradores, para estabelecer e manter confiança, apoio e senso de comunidade entre essas pessoas.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-no-escritorio-se-alongando-durante-um-dia-de-trabalho_44132882