Recuperação da Embraer, apesar do número de entregar de aeronaves estar um pouco abaixo das projeções do mercado, segue o caminho para bater as metas deste ano
Recentemente, a Embraer vem dando sinais de que está no caminho para bater as metas deste ano. E isso, mesmo que as entregas de aeronaves ainda estejam um pouco abaixo das projeções do mercado no terceiro trimestre. A empresa entregou 30 jatos neste período, sendo nove comerciais e 21 executivos.
Recuperação da Embraer
Portanto, com este ritmo, a recuperação da Embraer deve ocorrer e ainda encerrar 2021 com desempenho dentro do projetado. Estas são as avaliações de analistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast.
Projeção deste ano
Todavia, a companhia aérea traçou ainda um guidance (projeção) de entregas de 45 a 50 aeronaves comerciais, e 90 a 95 jatos executivos. Até o mês passado, a empresa acumula 86 entregas (32 para aviação comercial e 54 para a executiva), contra 59 em igual período de 2020 (16 da comercial e 43 da executiva).
De acordo com Rodrigo Crespi, analista da Guide Investimentos, o quarto trimestre é sazonalmente mais forte para a produção da Embraer.
“A recuperação da Embraer tem sido forte, e acredito que o guidance da companhia para 2021 deve ser atingido sem o menor problema.”
Ele ainda ressalta que o resultado segundo trimestre já foi uma continuidade da retomada das entregas, após o choque da pandemia e do cancelamento do negócio com a Boeing.
“O setor aéreo é muito cíclico, estamos em recuperação tanto nos jatos comerciais quanto na aviação executiva.”
Entregas um pouco abaixo do esperado
Por outro lado, conforme relatório do Bradesco BBI, os analistas Victor Mizusaki, André Ferreira e Pedro Fontana afirmam que as entregas ficaram um pouco abaixo do esperado. Sendo dez aeronaves comerciais e 24 jatos executivos para o terceiro trimestre. Porém, eles enxergam a empresa “no caminho certo para entregar a sua projeção para 2021”.
Perfil das aeronaves entregues
Já o sócio da Performa Partner, Andre Pimentel, chama a atenção para o perfil das aeronaves entregues no terceiro trimestre deste ano. Ele reforça que no mesmo período do ano passado, as entregas foram de aviões de pequeno porte. Isso para aviação comercial e executiva. Em compensação, em 2021, “as aeronaves entregues foram maiores e mais complexas que geralmente são mais caras e demoram mais tempo para serem produzidas”.
Pedidos backlog
Por fim, ele fala sobre a carteira de pedidos firmes (backlog) da empresa. Em 30 de setembro, a somatória foi de US$ 16,8 bilhões, 5,6% mais na comparação com o segundo trimestre.
“Mesmo na aviação executiva, os pedidos são de aeronaves de maior porte, mais complexas. A empresa deve seguir nessa toada nos próximos trimestres.”
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