Com a alta de 6,45% no pregão da Bolsa alcançada no início de junho, a Via Varejo tem conquistado cada vez mais seu lugar ao sol no universo dos negócios. Parte do reconhecimento no mercado financeiro foi em consequência do anúncio do banco digital da empresa, o banQi. O lançamento da empreitada foi em parceria com a startup norte-americana Airfox.
Banco digital da Via Varejo
O banco digital planeja trazer clientes e promover serviços de pagamento nos 750 pontos de venda fixos das Casas Bahia no país. Além disso, mais de 60 milhões de consumidores já conhecem as marcas da Via Varejo e já se relacionaram de alguma forma com a proposta da empresa.
Os clientes do banco digital poderão fazer saques e depósitos diretamente nos caixas das lojas Casas Bahia. Fora isso, os serviços incluem carnê digital, pagamento de boletos e contas, e recarga de celular e vale-transporte. Para facilitar as compras também será possível obter um cartão pré-pago bandeirado em que pode ser vinculado ao saldo do aplicativo do banQi. No futuro, o cliente conseguirá solicitar empréstimos pessoais com juros mais baixos. Estas taxas “mais em conta” serão cedidas por meio da tecnologia machine learning, que consiste em usar informações alternativas para criar modelos de créditos mais eficazes.
Parceria com a Airfox
De acordo com os analistas da Guide Investimentos, o lançamento do banco digital já era aguardado desde a divulgação da parceria com a Airfox, em setembro de 2018.
Ainda segundo o estudo realizado pela corretora de investimentos e repassado a clientes, foi destacado que a Via Varejo possui uma clientela vasta que já usava o serviço de crediário. Portanto, com a integração do banQi é notório que ele possa trazer uma vantagem à empresa em relação aos concorrentes do setor, além de mirar as classes C, D e E. A Guide afirma que hoje já são mais de cinco milhões de clientes que utilizam o carnê da Via Varejo para fazer compras, além de 20 milhões que possuem cartões ‘cobranded’ da companhia.
Com a medida digital adotada, haverá uma redução significativa de gastos com emissões de boletos, de acordo com os analistas da tacnologia. Além disso, o cliente poderá viver uma experiência diferenciada em que pode utilizar o serviço do banQi tanto via app como nas lojas Casas Bahia.
Ações da varejista
Com o destaque que recebeu na Bolsa no mês passado, saiu também na mídia na época, pelo jornal O Estado de S. Paulo, o desejo do empresário Michael Klein, membro da família que fundou as Casas Bahia e também acionista, de tentar atrair fundos de investimentos para a companhia, baseada em um esquema societário.
No mês de maio, Klein contratou os serviços da corretora XP Investimentos para analisar a aquisição de ações da Via Varejo na B3. A intenção do empresário é voltar a ter o comando da empresa, que hoje é controlada pelo GPA, detentor de 36% das ações, enquanto que a família Klein possui 25% dos papéis.
*Foto: Divulgação