Networking bem-sucedido depende uma série de fatores, como qualidade e não quantidade garante o especialista Mário Quirino
Ascender no empreendedorismo é o desejo de quem, deseja ter o próprio negócio. E isso ocorre independente do tamanho do projeto ou da área a ser investida, os sonhos se assemelham quando o objetivo é prosperar.
Networking profissional
De acordo com o clássico estudo “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Sebrae, um terço das novas empresas no Brasil fecham em dois anos.
Dentre os principais fatores para o encerramento de uma atividade, o levantamento revelou que a falta de planejamento do negócio, a gestão e a capacitação do empreendedor em gestão empresarial são os principais motivos.
Portanto, investir em conhecimento e metodologia eficiente é essencial. Segundo o especialista em Desenvolvimento Humano e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso, Mário Quirino, uma das iniciativas que vem dando mais certo no mundo são os grupos de networking profissional.
“Na prática, os grupos reúnem empreendedores e empresários de pequeno e médio porte de áreas diversas. Juntos e de maneira profissional, eles cruzam dados e informações dos negócios, ponderando erros, acertos e falando de estratégias. E não apenas compartilham experiências: também traçam metodologias.”
Metologia
Por outro lado, de acordo com o diretor executivo, a metodologia dos grupos é utilizada em mais de 70 países desde a fundação do BNI nos Estados Unidos, há aproximadamente 40 anos.
“Cada empresário aumenta, em média, 30% do seu faturamento com a participação nos grupos da BNI. Além disso, é uma iniciativa que dá certo em qualquer lugar do mundo porque são pessoas reais, com o propósito comum de ajudarem umas às outras e com métodos comprovados.”
No caso do BNI Brasil em Mato Grosso, por exemplo, o diretor executivo explica que os negócios e profissionais de diferentes áreas são o “exemplo vivo” de erros e acertos.
Empresas
Quirino complementa:
“Temos empresas de energia solar e produtora de vídeo, ramos como agronegócio e profissionais liberais como arquitetos e médicos. A princípio tudo isso parece não conversar, mas aí é que está o segredo: nas reuniões que são realizadas esses profissionais revelam o que deu certo e o que deu muito errado. Apresentam dados, estratégias, resultados. O exemplo e o bom networking, literalmente, salvam vidas porque salvam negócios.”
Por fim, no Brasil, a BNI soma 250 grupos de empreendedores com foco em fazer a “roda” de negócios girar e, com isso, a economia nacional. Conforme dados da própria BNI Brasil, nos últimos 12 meses foram cerca de R$ 1,2 bilhão em negócios.
*Foto: Reprodução