Com a alta do número de casos de Covid-19, o movimento nos aeroportos deverá ser 41% menor. A estimativa é Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Atualmente, ela administra de 48 aeroportos, incluindo Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Movimento nos aeroportos no fim deste ano
De acordo com os cálculos da estatal aeroportuária, os 32 aeroportos com voos comerciais regulares que estão sob sua responsabilidade receberão 1,91 milhão de passageiros, entre hoje (18) e o próximo dia 4. Portanto, durante as festas de fim de ano de 2019, por exemplo, o número foi de 3,27 milhões de usuários. Isso corresponde a aproximadamente 30% da movimentação de passageiros no país.
Todavia, para este ano, a previsão é que ocorram 16,4 mil pousos e decolagens. Ou seja, um número 40% inferior ao registrado no período de festas entre 2019 e 2020. Já os dias de maior movimento nos aeroportos devem acontecer entre 21 e 23 de dezembro, e depois 4 de janeiro, que é quando retornam muitas pessoas às suas atividades.
Abear
Por outro lado, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), até o fim desta semana a média diária de decolagens previstas para acontecer em todos os aeroportos brasileiros entre 70 e 72% da média das semanas anteriores à confirmação da presença da Covid-19 no Brasil, no fim de fevereiro.
Além disso, ainda segundo a entidade, supondo que 1.663 partidas diárias se concretizarem, o movimento nos aeroportos durante o mês de dezembro ficará em torno de 69% do nível pré-crise sanitária. Isso porque para a primeira semana de março, estavam previstos, em média, 2,4 mil partidas domésticas diárias nos aeroportos do país.
Protocolos de segurança
Todavia, com o intuito de atenuar os riscos de contágio pela Covid-19, a Infraero orienta que os usuários procurem antecipar o check-in por meio dos canais digitais da empresa aérea. Ela ainda recomenda aos viajantes terem cópia da passagem no celular. Sendo assim não será necessário manusear cartões de embarque impressos.
Viagens nacionais e internacionais
Em relação a viagens nacionais, a estatal orienta que as pessoas cheguem ao aeroporto com, no mínimo 1h30 antes do horário do voo. Mas, se o voo for internacional, o recomendado é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência.
Distanciamento
Entretanto, os protocolos de sempre, desde o início da pandemia, continua em operação. Ou seja, manter o distanciamento físico, respeitar as sinalizações para isso, a fim de evitar aglomerações.
Por fim, o uso de máscaras e obrigatório tanto no aeroporto quanto durante a viagem. A estatal também informa que dispensadores de álcool em gel estão espalhados pelos aeroportos. Em casos das pessoas fazerem compras em lojas dentro do aeroporto ou comer em um de seus restaurantes é recomendado evitar o uso de dinheiro. Nestes casos, a prioridade seria pagamento com cartões ou via aparelhos de celular.
Para saber outras orientações de como se portar dentro dos aeroportos, basta entrar no site oficial da Infraero.
*Foto: Divulgação/Amanda Perobelli