O Mercado Livre vem investindo cada vez mais em logística na América Latina. A movimentação faz parte de um aceleramento das entregas em vista da forte concorrência do setor.
Os locais escolhidos para abraçar os novos centros de distribuição foram: Argentina, Brasil e México. Os polos dos dois primeiros países já foram instalados em fevereiro e março, respectivamente. Já o do México foi recém-inaugurado mês passado e possui espaço de 100 mil metros quadrados.
Em comunicado à imprensa no fim de maio, Stelleo Tolda, vice-presidente de operações da companhia disse:
“Uma entrega rápida realmente contribui para o crescimento do comércio eletrônico, então nosso plano é abrir mais centros de distribuição como esses”.
Parceria
Para a instalação do depósito brasileiro foi realizada uma parceria com a empresa de logística alemã DHL. O estabelecimento de 111 mil metros quadrados é situado na cidade Cajamar (São Paulo). O município também foi o escolhido pela rival Amazon para abrigar seu centro de entregas e atendimento interno no país.
A nova unidade da empresa soma-se ao centro de 51 mil metros quadrados, em Louveira, no interior paulista, aumentando ainda mais sua capacidade logística.
Investimentos
Já no México, o centro de atendimento é localizado na cidade de Tepotzotlán, em um espaço de 100 mil metros quadrados, mais que o triplo de seu primeiro polo nacional, em Cuautitlán. Nos dois empreendimentos foram investidos US$ 100 milhões.
No total, o Mercado Livre investiu US$ 2 bilhões em toda a América Latina em 2018, sendo que quase um quarto desse valor foi destinado ao setor de logística.
Para este ano, a empresa pretende aumentar a injeção de recursos no Brasil, que passará de R$ 2 bilhões (no ano passado) para R$ 3 bilhões.
O país ainda é considerado o maior mercado da companhia, sendo responsável por 60% do rendimento total. Porém, o México vem apresentando um aceleramento e, em breve, pode ser que ele ultrapasse a Argentina para ocupar o segundo maior mercado da empresa, de acordo com Tolda.
Apostas
O Mercado Libre foi fundado há 20 anos e conta atualmente com mais de 274 milhões de usuários em sua plataforma, além de 12 milhões de vendedores espalhados por 18 países da América Latina.
Tolda ressaltou que os países onde a empresa atua ainda não foram totalmente explorados e eles querem focar no crescimento desses mercados.
Outra aposta da companhia de comércio eletrônico é o lançamento de novos produtos do seu braço de pagamentos, o Mercado Pago. A certeira digital da empresa já oferece empréstimos a compradores e vendedores e também pagamentos por meio de QR Code.
Segundo Tolsa, o Mercado Livre planeja a médio prazo promover uma linha de serviços mais sofisticada, como fundos de investimento e seguros.
*Foto: Divulgação