Mercado de pagamentos em 2024: 5 principais tendências

Mercado de pagamentos em 2024 inclui um olhar para a otimização que faz toda a diferença

De uns anos para cá, algumas modalidades de pagamento surgem no mercado, o que impulsiona o setor e a competitividade. Além disso, este universo é fundamental para quem tem um e-commerce, por exemplo. Pensando nisso, a Nuvei produziu um levantamento em que aponta cinco tendências que prometem moldar a forma como os consumidores se relacionam com as compras online.

Mercado de pagamentos

A seguir, conheça cinco tendências que movimentam o mercado de pagamentos no Brasil, em específico no meio digital.

1 – Otimização de pagamentos

Otimizar o pagamento significa facilitar ao cliente a finalização do pagamento de um produto. Atualmente, 70% das desistências de compras ocorrem depois de entrar na área de pagamento. Portanto, isso significa que o consumidor deseja comprar de forma mais fácil e tranquila, em poucos cliques.

Além disso, se a questão pagamento é o motivo da desistência da compra de nada adiantará um esforço de atração e retenção do cliente que a empresa já despendeu.

A pesquisa revela ainda que a otimização do sistema de pagamento é fundamental, uma vez que pode recuperar até US$ 260 bilhões em vendas perdidas anualmente. E ainda evita as falsas recusas, que promovem perdas de quase U$ 443 bilhões.

2 – Pagamentos locais

Aqui significa entender o meio como o consumidor prefere pagar por suas compras, e tais sistemas precisam se adequar localmente para oferecer a opção que mais agrada o público.

Exemplos: compre agora e pague depois; transferências via PIX; e voucher de vale-compras.

As páginas de pagamento podem ser otimizadas a partir da escola de um parcerio de pagamento a fim de aproveitar suas taxas de autorização mais altas e custos de processamento menores.

3 – Dispositivos móveis

Hoje, a maioria das pessoas realiza compras pelos dispositivos móveis. Prova disso é que só em 2023, essa tendência representou 60% dos gastos no e-commerce global, totalizando US$ 2,2 trilhões.

Tal tendência significa ainda uma multicanalidade do varejo, que proporciona uma experiência confortável com carteiras digitais e aplicativos de pagamento.

4 – Cartões white label

O setor de emissões dos cartões white label tem um crescimento projetado para US$ 1,3 bilhão em 2027. E no ano apssado, essa tendência já chegou a US$ 500 milhões.

Além disso, os white labels devem substituir pagamentos via boletos, por exemplo. Ele funciona a partir da emissão de um cartão virtual no momento da compra e, consequentemente, as empresas podem melhorar seu fluxo de caixa.

Quem pretende adotar esta tendência deve considerar os seguintes fatores:

  • Substituição dos pagamentos de faturas e cheques;
  • Colaboração com uma parceira de pagamento que seja emissor e adquirente;
  • Uso da emissão do cartão para processamento de pagamentos instantâneos;
  • Integração da emissão do cartão a programas de fidelidade.

5 – Pagamentos A2A

Por fim, a quinta tendência diz respeito aos pagamentos de conta a conta (A2A). Com uma crescente aceitação dessa modalidade, as empresas podem facilitar a compra do cliente.

Aplicação dos pagamentos A2A:

  • integração das opções de conta a conta em tempo real;
  • conexão com programas de fidelidade para obtenção de recompensas imediatas;
  • e habilitar pagamentos A2A com sistemas open banking.

No e-commerce essa modalidade de pagamento deve crescer 13% até 2026, num total de 850 bilhões de dólares.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/estilo-de-vida-saudavel-sustentado-em-casa_24999555.htm#fromView=search&page=1&position=11&uuid=e8d420aa-1d01-4790-879e-8e7522f57219