Resultados do segundo trimestre de 2019, divulgados no início de agosto provam que as maquininhas do Mercado Livre geram maior renda à empresa de comércio eletrônico.
Pela primeira vez na história do marketplace, no mês de junho, valor total dos pagamentos transacionados pelas plataformas da companhia foi maior fora do Mercado Livre do que nas compras internas.
Maquininhas do Mercado Livre
Isso significa que aumentou o número de pessoas que têm tem utilizado as soluções do Mercado Pago, responsável pelo setor de maquininhas do Mercado Livre. Entre as opções que este braço da empresa oferece, estão: carteira digital, maquininhas de cartão de crédito para pequenos lojistas e QR Code posicionado em estabelecimentos físicos.
Alta de 233%
O setor de pagamentos do Mercado Livre registrou alta de 233%, em relação ao índice transacionado no trimestre. Com isso, este nicho da companhia foi responsável pelo aumento de 90% no volume total transacionado no período (em câmbio constante). Além de também ser um crescimento maior do que a comercialização bruta no site e aplicativos, que ascenderam 33% na mesma época.
Divisões
Com isso, do montante de US$ 6,5 bilhões transacionados pela companhia argentina, US$ 3,4 bilhões foram feitos em outros locais, o que corresponde a 52% do total. Já em relação a porcentagem de compras realizadas no marketplace do Mercado Livre foi de 48%, o que equivale a US$ 3,1 bilhões.
Pedro Arnt, diretor financeiro do Mercado Livre, afirmou em uma conferência para analistas em agosto que os pagamentos devem “trazer muito mais aquisição de usuários nos próximos anos”.
Ele deixa claro que isso não quer dizer que não haverá mais espaço para atrair interessados do Mercado Livre também. Por fim, o executivo acreita que:
“Ter esses dois negócios juntos [fintech e marketplace] é uma das maiores vantagens competitivas que temos”.
Era das maquininhas
Quando a fintech argentina começou a funcionar, ela passou a disponibilizar mais facilidades a seus 200 milhões de clientes. Entre os serviços, estão: a possibilidade de quitar boletos, usando a carteira digital do Mercado Pago; realizar compras na rua pagando com QR Code no lugar do cartão; e recarregar o smartphone. Apesar de todos esses avanços tecnológicos, o nicho que mais dá lucro à empresa são as maquininhas de cartão.
A Point, maquininha da empresa de comércio eletrônico foi responsável por 42% das transações financeiras. Desde 2015, o produto integra o grupo Mercado Livre. Contudo, nos últimos trimestres ele recebeu mais investimento e focou o negócio em pequenos lojistas e microempreendedores individuais. Só em junho, foram cerca de três milhões de maquininhas ativas, ou seja, o dobro do mesmo período de 2018. No entanto, a Point só representa 20% do total transacionado fora do marketplace. Atualmente, são mais de 4,5 milhões de usuários ativos.
Outro braço da empresa de comércio eletrônico é o Mercado Crédito, especializado em empréstimos e que se desenvolveu em 75% comparado ao segundo trimestre do ano passado. Além disso, na Argentina o serviço já oferecido fora do Mercado Livre para transações. Um dos produtos lançados recentemente foi um cartão de crédito em parceria com a bandeira Visa e o banco Itaú. Seu diferencial é que não possui anuidade e é controlado via app do Mercado Livre.
Concorrência
Porém, o Mercado Livre precisa estar atento à disputa acirrada do setor de maquininhas e da guerra da carteira digital e QR Code, em decorrência da entrada no mercado de rivais, como PagSeguro e Stone, além das já existentes: Cielo (BB e Bradesco), Rede (Itaú) e GetNet (Santander).
Além disso, Arnt reconhece que a Argentina chegou atrasada em relação à alta das maquininhas e pagamentos digitais no Brasil.
Função do marketplace
Mesmo que atrasado em comparação às concorrentes, a companhia argentina detém 29 milhões de compradores sete milhões de vendedores ativos no primeiro semestre deste ano, e possui mais de 290 milhões de cadastrados no total.
Toda toda transação do marketplace necessita ser quitada com Mercado Pago. Como o app do Mercado Livre e da carteira digital é o mesmo, os analistas enxergam este fator como um grande trunfo.
Com isso, pode haver mais de 20 milhões de potenciais clientes brasileiros que podem utilizar o Mercado Pago. Sendo assim, a empresa ultrapassaria sua concorrente direta, o Picpay, que atualmente conta com dez milhões de usuários e, por enquanto, é a atual líder do mercado nacional.
Para que o Mercado Livre os alcance terá que investir muito dinheiro. Só em 2019, a empresa argentina captou US$ 1,85 bilhão em ofertas de capital. Os recursos serão destinados, principalmente, ao Mercado Pago e ao marketplace. A maioria do montante veio de seu rival americano PayPal, que pretende investir no mercado de pagamentos da América Latina.
Fonte: revista EXAME
*Foto: Divulgação