Investimentos em lítio refletem ainda no sentido de o produto ser uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de baterias no mundo
Na quarta-feira (6), foi divulgado um decreto do governo federal que flexibiliza as exportações de lítio no Brasil. Além disso, o produto pode resultar na viabilização de mais de R$ 15 bilhões em investimentos na produção do minério até 2030.
Investimentos em lítio
Contudo, a estimativa do Ministério de Minas e Energia menciona o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, como o local que concentra a maioria das reservas minerais conhecidas para produção de lítio no país.
Matéria-prima na produção de baterias no mundo todo
Por outro lado, o lítio é uma das principais matérias-primas usadas para a produção de baterias no mundo. E os equipamentos vêm ganhando cada vez mais relevância global em função das políticas de transição energética. Isso poque permitem o armazenamento de energia de fontes renováveis.
Abertura e dinamização do mercado brasileiro de lítio
De acordo com o ministério, o decreto promove a abertura e dinamização do mercado brasileiro de lítio. O objetivo é posicionar o país de modo competitivo na cadeia global, além de atrair investimentos para pesquisa e produção.
O que diz o decreto atual sobre investimentos em lítio
Por fim, o decreto revogou um anterior, que data de 2020. Na ocasião, o ofício determinava que as operações de comércio exterior de lítio e seus derivados só poderiam ser feitas mediante prévia autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
*Foto: Reprodução