Não é preciso mais se irritar ao receber uma ligação indesejável de serviços que não quer saber muito menos contratar
Desde meio de julho no ar do site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a aba “Não me Perturbe” tem feito a alegria de muitos consumidores. Agora a própria pessoa decide quando deseja bloquear os serviços mais irritantes de telemarketing.
O serviço possibilita com que os usuários que desejam não receber mais este tipo de chamada sejam cadastrados pelo sistema. Isso acaba com um impasse de anos, em que brasileiros acabavam atendendo ligações diversas, desde venda de TV por assinatura até telefonia, entre outros ramos. Na maior parte do conteúdo dessas ligações chatas, o foco era a comercialização de ofertas imperdíveis.
Serviços mais irritantes de telemarketing
Agora, qualquer consumidor poderá colocar seus números de telefone na lista do “Não me Perturbe”. O serviço terá até 30 dias bloquear os números fornecidos pelo usuário, contando a partir do dia do pedido no site da Anatel.
Empresas participantes
Por meio de um acordo firmado com a Anatel, as companhias: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo tornaram-se aliadas do projeto. Elas têm o dever de anunciar totalmente o canal que possibilita os internautas decidirem se querem ou não receber chamadas.
No entanto, as oito empresas participantes não poderão mais realizar chamadas aos consumidores que manifestaram o desejo de não serem perturbados. O impedimento agora é real.
Como funciona este bloqueio
O consumidor deve acessar o site oficial das parceiras da Anatel e clicar em “cadastro”. Em seguida, ele colocará o respectivo número de telefone para qual não quer receber estas ligações. Por fim, basta clicar na opção “quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio”.
Após o procedimento ainda será preciso realizar um cadastro para dar prosseguimento ao bloqueio. Ele pedirá a criação de uma senha e login. Também será solicitado ao consumidor informações pessoais, como CPF, nome completo e e-mail. Depois disso, a pessoa incluirá o CPF registrado da linha telefônica correspondente e por fim selecionar a empresa ou tipo de serviço oferecido que queira bloquear.
Prazo
Conforme contrato estipulado com a agência de telecomunicações, estas companhias também só poderão realizar chamadas de telemarketing em dias úteis. O horário fixado foi das 9h às 21h de segunda a sexta. Já aos sábados, será entre 10h e 16h. Todavia, elas só poderão ligar ao consumidor no máximo três vezes por dia.
Proteção
O cadastro irá proteger o consumidor do comportamento impróprio praticado por estas empresas, de acordo com o presidente da Anatel, Euler de Morais.
Em declaração ao UOL, na época da divulgação do bloqueio, ele disse:
“Com a decisão de criação desta lista, o setor de telecomunicações se coloca na vanguarda da resolução de um problema que causa muito incômodo aos consumidores brasileiros. Mas sabemos que o problema é mais amplo e que ainda não existe uma regra federal sobre o assunto, que discipline todos os setores. Por isso, iremos estudar soluções técnicas que possam ajudar a combater o problema como um todo”.
A Anatel ainda afirma que a partir de estudos realizados, foi constatado que a maior parte das ligações de telemarketing são focadas na comercialização de serviços ligada à área de telecomunicações.
Fonte: UOL
*Foto: Divulgação / Algar Tech