O grupo de varejo GPA, proprietária das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí, anunciou na quarta-feira (19), que obteve lucro líquido consolidado de R$ 98 milhões no quarto trimestre de 2019, o que significa uma queda de 71,4% ante o mesmo período de 2018.
O número ficou abaixo da estimativa média de analistas consultados pela empresa Refinitiv, que previa R$ 327,6 milhões.
Em contrapartida, na performance operacional do grupo medida pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado, aumentou R$ 1,06 bilhão de outubro a dezembro, uma queda de 15,9% ano a ano. Porém, praticamente alinhado com a previsão média de analistas, de R$ 1,03 bilhão.
A receita líquida do GPA, que concluiu em dezembro a aquisição do colombiano Grupo Éxito, cresceu 23,6% no trimestre, sobre um ano antes, a R$ 17,3 bilhões. Do outro lado, os custos com vendas, gerais e administrativas progrediram de 18,5%, para R$ 2,43 bilhões.
Relatório de resultados
Em seu relatório de resultados, o grupo GPA afirma que pretende seguir a aceleração de ampliação orgânica da rede Assaí, do chamado atacarejo, com a abertura de quase 60 novos pontos comerciais nos próximos três anos, e ainda analisa a conversão de aproximadamente 20 lojas Extra Hiper para Assaí. O grupo definiu também a meta de alcançar um faturamento bruto de R$ 50 bilhões para essa linha de negócios em 2022. No ano passado, a receita bruta foi de R$ 30,3 bilhões.
Além disso, o GPA também pretende, ainda em 2020, abrir, reformar ou converter em torno de 20 a 24 lojas na Colômbia; 4 a 6 no Uruguai; e 2 a 3 na Argentina.
Fonte: Forbes Brasil
*Foto: Divulgação