Empresas juniores no Paraná já somam 142, sendo 49 delas da UTFPR, afirma Fejepar
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) dissemina cada vez mais o empreendedorismo. Prova disso é que a universidade conta hoje com 49 empresas juniores (EJ), sendo 12 delas em funcionamento no campi, com aproximadamente 740 alunos envolvidos.
Empresas juniores no Paraná
Além disso, a partir desses números, a Universidade Tecnológica é um destaque no cenário estadual em relação a empresas juniores no Paraná. De acordo com a Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (Fejepar), a UTFPR é a instituição paranaense com o maior número de EJ, possuindo 34,5% do total de 142 no estado.
Como funcionam?
As empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos, formadas e geridas por alunos de um curso superior, com orientação de professores e objetivos como fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação e aproximar o mercado de trabalho das academias e dos acadêmicos. Além disso, esse tipo de associação agrega as necessidades de alunos, empresas e da própria universidade.
Neste caso, os universitários ganham à medida que interagem com outros membros da EJ e trocam conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente. Já para as empresas a vantagem é poder contratar projetos e serviços de alta qualidade desenvolvidos a baixo custo, pois as EJ não visam o lucro. E as universidades se beneficiam com o conhecimento gerado e um aumento na qualidade da formação ofertada.
Oferta de serviços
Em relação à oferta de serviços, hoje ela é vasta, uma vez que há EJ em cursos das seguintes áreas da UTFPR: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Ciência da Computação, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Agronomia, Engenharia Têxtil, Comunicação Organizacional e Design.
Apoio a EJ
Cobtudo, para seguirem em crescimento, as empresas juniores da universidade contam com o apoio do Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem) e da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec). Mas, também recebem apoio da coordenação do curso e de um professor responsável para a abertura e orientação dos projetos.
Nos campi, o Proem oferece espaço físico para as EJ e capacitação na área de empreendedorismo. E em termos de fomento, há recursos disponibilizados por meio de editais da Prorec com apoio das Direc, como o EJ Capacita e o Capacita EJ, que em 2022 concederam um total de 27 bolsas de R$ 2.400,00.
Em março de 2023, com o propósito de reunir alunos envolvidos com EJ e ouvir suas demandas e dificuldades, foi realizado o I Encontro de Empreendedorismo para as Empresas Juniores da UTFPR, com a participação de 28 EJ e mais de 100 estudantes.
Participação dos alunos
Por fim, segundo a coordenadora do Proem, Carina Rau, a participação de alunos em empresas juniores ajuda na postura empreendedora e na formação de lideranças, assim como contribuir na formação acadêmica pela atuação profissional com a realização de projetos da área de sua gradução:
“Empresas juniores, assim como outras ações de empreendedorismo, atividades culturais, esportivas e artísticas, são importantes também porque fazem com que os alunos permaneçam na Universidade e melhoram a qualidade de vida dos estudantes, pelo envolvimento e satisfação, evitando assim a evasão.”
*Foto: Reprodução/Unsplash (Memento Media – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/XhYq-5KnxSk)