A empresária Luciana Lara Asanuma está à frente da companhia Cabelo Manero. Ela conta que já fabricava os turbantes, mas que foi ao assistir uma matéria na TV sobre mulheres que estavam em tratamento contra o câncer, que pensou como poderia ajudá-las.
Luciana teve a ideia de inserir cabelos feitos de fibras orgânicas ou naturais aos produtos. Assim fundou a Cabelo Manero há três anos, na capital paulista.
Ela disse que no início do negócio apenas comercializava caixinhas de cabelo e turbantes. Mais pra frente, ela notou que dava para aliar as duas coisas. Além disso, também identificou que seu produto tinha potencial para concorrer com as perucas tradicionais, que também são opções para pacientes que estão em tratamento.
À revista EXAME, a empresária afirmou:
“Meu objetivo sempre foi atingir as pacientes de câncer. Investi muito tempo, tecidos e materiais tentando chegar a um produto que fosse realmente confortável para as pacientes usarem e se sentirem com a autoestima mais elevada”.
Porém, não são apenas mulheres que procuram por seus serviços. Ela admite que os homens também se interessam e conta que certa vez um ator pediu que ela confeccionasse um turbante com dreads para um ato em que ele representaria.
Ela admite que a maioria dos produtos que saem de sua loja são os modelos afro.
Parceria
Luciana tem um braço parceiro na confecção dos cabelos com turbante com as costureiras da ONG Aldeia do Futuro. Os produtos são vendidos por meio de sua loja, a Lu by Lara, situada no bairro da Vila Mascote (zona Sul de São Paulo). O estabelecimento também oferece acessórios e vestuário afros.
Sebrae
Foi por meio dos encontros do projeto Mulheres Empreendedoras, que Luciana conheceu o Sebrae-SP e realizou o curso Na Medida – Gestão Financeira. Foi por meio desse conteúdo que ela soube se organizar melhor financeiramente para gerir o próprio negócio.
Hoje, com mais experiência como empreendedora, ela diz que é muito importante estar antenada com as últimas tendências do mercado, pois este muda a todo instante.
Também pesou na decisão de ser dona da própria empresa o fato de que a ex-secretária executiva procurava uma ocupação em que ela pudesse ter flexibilidade de horário para estar mais presente na vida sua filha.
Modelos e valores
Atualmente, a empresa produz quatro modelos do produto, com texturas e nuances de cabelos variados. Os preços vão de R$ 110 a R$ 310. Mensalmente, a companhia de Luciana fabrica entre 20 e 25 unidades.
Para começar o negócio, a empresária investiu R$ 15 mil. Só no ano passado, a Cabelo Manero teve faturamento de R$ 50 mil e receita líquida de R$ 25 mil.
*Foto: Divulgação / Sebrae