Startup de RH brasileira ajudará multinacional italiana a liderar o setor de gestão de pessoas
Na última sexta-feira (11), o grupo italiano de tecnologia Zucchetti adquiriu 51% da startup brasileira de RH Elofy, focada em gestão de pessoas. O valor da transação foi de R$ 5,6 milhões, e a participação pode chegar a 100% nos próximos três anos.
Histórico do grupo italiano
Hoje, a multinacional Zucchetti é uma das companhias mais importantes do setor de TI na Itália. Além do Brasil, a empresa também possui filiais na Alemanha, Estados Unidos, Espanha, França e Suíça.
No Brasil, o grupo possui em torno de 40.000 clientes. São companhias de diversos segmentos, como: varejo, indústrias, lojas virtuais e hotéis. Porém, é uma parcela relativamente pequena diante das mais de 600.000 empresas atendidas mundialmente.
Aquisição de startup de RH brasileira
Em contrapartida, a startup de RH brasileira Elofy atua por aqui com tecnologia para o desenvolvimento e engajamento de funcionários. Além disso, a plataforma oferece serviços como gestão de objetivos e metas. e também uma avaliação de desempenho, sucessão, plano de desenvolvimento individual, feedbacks contínuos, mural de elogios, entre outros.
O setor de RH está cada vez mais em alta nos últimos dois anos. Prova disso é que o mercado utiliza até robôs em processos seletivos para otimizar o serviço.
Apenas no ano passado, a Elofy triplicou sua base de clientes e aumentou em 50% o faturamento em comparação a 2019. A empresa não revela números. Entre as empresas que compõem a lista de 70.000 clientes estão: Sicredi, Dasa e EDP Brasil.
Estratégia de investimento e expansão da multinacional
Segundo a Zucchetti, a aquisição da Elofy integra a estratégia de investimento e expansão da multinacional no setor de recursos humanos no Brasil. Além disso, o cenário atual revela um mercado em expansão e com muitas oportunidades, principalmente com a pandemia.
Isso diz respeito também à migração de empresas para o ambiente online, que abriu as portas para que startups, assim como a Elofy, desenvolvessem soluções que unam tecnologia ao monitoramento contínuo de funcionários.
Antes da startup de RH brasileira, a multinacional italiana comprou a hrtech americana Beaconforce. Esta tem sede no Vale do Silício que utiliza inteligência artificial para garantir o bem-estar dos colaboradores.
Segundo Alessio Mainardi, CEO da Zucchetti Brasil:
“Apesar de ser uma startup com apenas quatro anos de mercado, a Elofy mostra uma grande e surpreendente maturidade na capacidade de atender grandes clientes. Tal característica é extremamente relevante para a Zucchetti, visto que, atualmente, somos líderes em soluções de RH na Itália e estamos em franca expansão em outros países europeus — dinâmica que com certeza irá beneficiar a Elofy no futuro.”
Principal software de gestão
Por outro lado, a Elofy espera que a transação faça ela ser ainda mais reconhecida como o principal software de gestão de desempenho e engajamento do Brasil. Sobre isso, Daniel Kafruni, CEO e fundador da startup, destaca:
“Queremos crescer em ritmo acelerado e ingressar no mercado internacional a partir das conexões com a Zucchetti.”
Aquisições em alta
Vale lembrar que a Elofy é a segunda aquisição da Zucchetti no Brasil nos últimos 12 meses. Em setembro de 2020, a empresa comprou a catarinense Compufour, desenvolvedora de sistemas de gestão para o setor de empreendedorismo, por R$ 100 milhões.
Objetivo
Já o objetivo é fazer com que as empresas possam trazer novas soluções e agregar serviços ao portfólio da Zucchetti. Com 40 anos de história, já são 100 aquisições concluídas, afirma o CEO:
“Pretendemos seguir com o nosso plano de expansão e tornar o Brasil um hub de referência para o grupo Zucchetti.”
O grupo Zucchetti registrou em 2020 um faturamento superior a 1 bilhão de euros, algo em torno de R$ 6,8 bilhões.
*Foto: Divulgação