Empreendimento de livros se junta à Disney

A inovação também chegou ao universo literário e isso envolve marcas tradicionais como a Disney. Após comprar patentes como Star Wars e fundar seu próprio streaming, a empresa de entretenimento norte-americana licenciou seus personagens para o negócio brasileiro Dentro da História.

Aceleração

A companhia Dentro da História, que possui sede em Campinas (SP), atua no mercado como produtora de livros personalizados, onde avatares das crianças vivem em harmonia agora personagens, como a Branca de Neve, Cinderela, Jasmine e Pocahontas.

Este contrato com a Disney serve como uma espécie de aceleração para ajudar o empreendimento brasileiro a se projetar no mercado e fechar 2019 com um faturamento acima de R$ 20 milhões. Já são mais de 400 mil livros vendidos.

A parceria ajudará o empreendimento em sua projeção de encerrar o ano com um faturamento acima de 20 milhões de reais. São mais de 400 mil livros vendidos.

Mercado de livros

Apesar da crise econômica, o segmento de livros para crianças, adolescentes e jovens adultos indicou leve crescimento. de 2013 a 2017, a receita dos livros de ficção norte-americanos subiu de 11,3% para US$ 3,67 bilhões, segundo o relatório anual da Association of American Publishers. Já o nicho de não-ficção recuou 2,3%, para US$ 652 milhões.

A empresa Dentro da História foi fundada em 2016 pelos empreendedores André Campelo, Diego Moraes, Felipe Paniago e Flavio Aguiar. Em entrevista à revista EXAME, Camplo afirmou:

“Tradicionalmente, as editoras estimam tiragens, têm venda terceirizada e acumulam estoque. Nós temos um produto sob demanda e com distribuição direta por canais próprios”.

Parceria entre Disney e Dentro da História

A parceria com a Disney foi firmada na última Bienal do Livro de São Paulo. Ocupando espaço no estande da Maurício de Souza produções, a Dentro da História disponibilizou tótens para as crianças montarem seus avatares e ainda imprimirem livros da Turma da Mônica na hora.

Atualmente, integram a lista de personagens licenciados pela empresa brasileira: Batman, Galinha Pintadinha, Meninas Superpoderosas, Meu Pequeno Torcedor (com times de futebol como Corinthians e Flamengo), Patrulha Canina e O Show da Luna.

O Brasil é o sétimo país em licenciamento no mundo, com produtos infantis que representam 70% dos itens licenciados. Em 2017, o mercado brasileiro faturou US$ 4,4 bilhões em licenciamento de personagens, 15% a mais do que em 2016.

Público-alvo e exigências da Disney

O público-alvo do empreendimento vai de dois a oito anos de idade, mas também há obras para bebês e pré-adolescentes. Já a montagem do avatar e a escolha de enredos são realizadas pelos pais via internet. São aproximadamente 100 histórias personalizáveis à disposição do cliente. Cada publicação custa R$ 69,90, mais frete fixo de R$ 12,90. Geralmente, os consumidores da empresa brasileira costumam adquirir 1,5 livro, com valor médio de quase R$ 150.

As conversas com a Disney foram iniciadas em 2017, durante outra Bienal do Livro de São Paulo. Havia exigências quanto à aprovação do estilo dos avatares das crianças, além de todas as posições das personagens e o roteiro.

Cada livro pode ter 30 mil variações de posições. Hoje, a Dentro da História possui licenciamento de 11 princesas da Disney. Com isso, já foram lançadas obras com Branca de Neve, Cinderela, Jasmine e Pocahontas. Em breve, poderão ser lançadas também Divertida Mente e Toy Story.

Crescimento dos livros personalizados

A Dentro da História começou a expandir internacionalmente seus negócios no início deste ano. Em parceria com a marca Playstories, fixou presença na Espanha e pretende chegar a Portugal em breve. No ano que vem, os planos miram o mercado norte-americano.

Além disso, o negócio também estuda um modelo B2B2C (negociar com empresas que se relacionam com os consumidores finais). Hoje, a Dentro da História já monta livros que atendem em torno de 30 escolas, segundo as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum, e ainda a companhia elaborou um projeto com o Banco do Brasil para o lançamento de um livro personalizado ligado a um produto de previdência privada destinado aos filhos.

A empresa brasileira não pretende ficar só neste segmento de personagens animados. Ela abriu uma divisão de clássicos, com um livro personalizado focado na obra O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), além de uma divisão de conteúdos originais, com uma publicação que fala sobre emoções. Para uma lista futura de personagens, estão obras de Monteiro Lobato e enredos da personagem Anitinha.

Para 2020, o plano do empreendimento é ultrapassar um milhão de livros vendidos e mais de 25 mil assinantes do clube, que hoje possui 10 mil. Se neste momento, as editoras tradicionais lutam para se manter no mercado, a Dentro da História amplia seus negócios, seguindo o ritmo das startups.

Fonte: revista EXAME

*Foto: Divulgação