Empreendedorismo digital tem sido cada vez mais requisitado como nova forma de conquistar dinheiro em meio à pandemia
Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e empreender se tornou uma necessidade. Neste artigo, você vai aprender o conceito de empreendedorismo digital e como utilizá-lo na prática.
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é uma modalidade de negócio que utiliza a internet para comercializar serviços ou produtos. Ou seja, não há necessidade de um espaço físico neste primeiro momento.
Além disso, os principais formatos utilizados são: cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, softwares e jogos. Você pode usar a sua expertise em determinado nicho e ver qual desses formatos você pode criar seu próprio negócio, sem precisar sair de casa.
Vantagens do empreendedorismo digital
Por te dar a oportunidade de fazer seu próprio horário e poder ter flexibilidade, há a vantagem de ter uma maior qualidade de vida. Na prática, se você precisar ir ao banco ou ao mercado, você pode ir sem medo. E ao voltar, continua trabalhando.
Outra vantagem é o baixo investimento para abrir uma empresa. Isso porque não é necessário captar recursos para começar um negócio digital. A maior parte das atividades empreendedoras nos meios digitais requer apenas um computador com acesso à internet.
O mesmo vale para a manutenção do empreendimento. Neste caso, você terá alguns gastos mensais com investimento em soluções para impulsionar seu negócio. Isso inclui algumas ferramentas e ações de marketing digital.
Exemplos para empreender na era digital
Um exemplo prático são as empresas de e-commerce, como as gigantes Mercado Livre e Amazon. Suponha que você quer abrir uma loja de roupas que vende os itens pela internet. Você precisará desenvolver um site, um sistema para pagamento e outro para o gerenciamento das vendas e do estoque.
Mas a boa notícia é que, dependendo de como o negócio foi estruturado, não será necessário ter um espaço para armazenar os itens.
Você também pode ter uma plataforma interligada ao do seu fornecedor. Com isso, quando uma venda é concluída, o fornecedor inicia a produção e na sequência entrega o produto para você encaminhar ao comprador.
Conhecimentos virtuais
No entanto, para alavancar um negócio na internet é preciso ter conhecimento dos passos nos meios digitais. Sem estas habilidades fica mais difícil desempenhar as etapas desse trabalho.
Além disso, também é preciso ter conhecimentos gerenciais e financeiros, pois você será responsável por esta parte, pelo menos no início.
Outra dica valiosa é conhecer muito bem o setor de mercado para o qual deseja empreender, ou seja, estar antenado a todas as mudanças que possam surgir.
Como ter sucesso?
Para ter sucesso no empreendedorismo digital é necessário gostar de desempenhar esta função. Você tem de imaginar este cargo como uma carreira numa outra empresa em que você seria um funcionário. Agora, a diferença é que você é o seu próprio chefe.
É preciso também estar comprometido com o trabalho, saber separar o fluxo de caixa. O que é dinheiro da empresa e o que é o seu “salário” de fato.
E seja bastante criativo, estude o mercado para entender qual diferencial sua empresa pode oferecer. Tenha uma visão holística e estratégica, além de ter coragem de se arriscar para colher os frutos adiante. E consiga sempre se adaptar às mudanças, pois elas sempre podem surgir no meio do caminho.
Como definir o nicho de atuação
Faça uma divisão: comece pelos temas que você mais gosta; as áreas com as quais se identifica mais e possui aptidão; e por fim, os setores em que deseja atuar.
Em seguida, faça um cruzamento entre as informações e veja qual é o nicho em que se encaixa em todas as colunas ou na maioria delas.
Com esta seleção estruturada, realize uma pesquisa mais profunda sobre este mercado. Investigue os concorrentes diretos e avalie a rentabilidade desses nichos.
Você pode aplicar a Matriz SWOT. Ela é uma ferramenta que ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameças atreladas a um negócio.
Possibilidades de atuação
Entre as principais possibilidades de atuação no meio digital, estão:
- E-commerce: são lojas que vendem com a ajuda da internet;
- Blogs ou sites especializados: você pode produzir conteúdo para portais;
- Infoprodutos: e-books, apostilas e videoaulas são alguns exemplos de produtos de informação digital;
- Aplicativos: são softwares feitos para aparelhos móveis e este mercado é enorme;
- Jogos: é possível criar jogos para computadores, celulares e videogames;
- Cursos: ainda que alguns cursos possam se encaixar em infoprodutos, você pode montar uma programação de aulas online e em tempo real;
- Consultoria: se você é especialista em alguma área, pode promover orientações a empresas e pessoas a distância.
Ganhando dinheiro
Crie um site, mas também estenda o negócio para as redes sociais, desenvolvendo um conteúdo de qualidade. Para facilitar a venda, invista em marketing digital. Mantenha uma abordagem para vender seus produtos e serviços de forma ativa.
Como lucrar
Esta parte se refere à monetização digital, onde há vários tipos que vão além da compra direta. São elas:
Freemium: é um modelo de negócio em que um serviço ou produto é oferecido gratuitamente, mas para ter recursos adicionais, o usuário deve pagar um valor;
Publicidade: bastante comum em blogs e jogos em que há espaço para anunciantes;
Comissão: os marketplaces, por exemplo, ganham dinheiro cobrando comissão das vendas feitas pelas empresas na plataforma.
Desafios
Entre os principais desafios que terá pela frente, estão:
- Inovar e criar diferenciais competitivos;
- Selecionar as tecnologias corretas;
- Como cobrar pelos produtos ou serviços;
- Administrar o dinheiro;
- Organizar a jornada de trabalho;
- Encontrar tempo para estudar.
Conclusão
Com este artigo, já dá para você ter noção de como começar a empreender na internet. Procure cursos também para se aperfeiçoar, nunca deixe de estudar para alavancar ainda mais seu negócio.
*Foto: Divulgação