Empreendedores pretos: Feira Preta lança marketplace

Empreendedores pretos terão oportunidade de gerar mais seus negócios a partir desta iniciativa, com parceria do banco Santander

A Feira Preta, fundada há 20 anos pela Adriana Barbosa, acaba de lançar marketplace em parceria com o Santander. Portanto, o foco é dar mais oportunidades a empreendedores pretos. Atualmente, há 150 empreendedores cadastrados e mais negócios podem fazer parte dele.

Empreendedores pretos

A Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, se uniu ao banco Santander Brasil para lançar sua plataforma de e-commerce. A iniciativa irá comercializar produtos e serviços desenvolvidos por negros, indígenas, quilombolas, LGBTI+. E também de outros empreendedores de causas ativistas que tiveram seus negócios acelerados pela PretaHub. O lançamento acontece nesta quinta-feira (13), data que marca os 133 anos da abolição da escravidão no Brasil.

Produtos

Hoje, o marketplace possui mais de 500 produtos cadastrados. Eles vão desde decoração, moda, cosméticos, até itens afro-religiosos e papelaria. Contudo, o foco da iniciativa é criar uma rede de oferta e demanda que agregue valor para várias famílias.

Sendo assim, o marketplace será lançado com a participação de mais de 150 empreendimentos de todo o país. Por exemplo, a Cia da Natureza, licenciada da Mauricio de Sousa Produções, com produtos infantis para cabelos cacheados, que levam a personagem dos quadrinhos Milena.

Sobre isso, a presidente da PretaHub e fundadora da Feira Preta, Adriana Barbosa, explica:

“Comprar e vender no Marketplace Feira Preta é mais do que comercializar um produto, é  acreditar no sonho de uma mulher negra de desenvolver potência da inventividade e criatividade preta. É uma ferramenta que gera valor e constrói um mundo de oportunidades.”

E ainda completa:

“Este é mais um grande passo nesses 20 anos de história. A Feira Preta sempre foi feita a várias mãos, de preto para preto, com o propósito de mudar a realidade dentro da nossa perspectiva.”

Apoio do Santander

Em relação ao Santander, seu apoio à Feira Preta começou em 2020. A parceria foca na capacitação e na facilitação do acesso a serviços bancários e plataformas de gestão para os empreendedores da rede Pretahub. Eles também participaram de encontros e workshops focados na digitalização de seus negócios e impulsionamento de vendas.

Proposta

Além disso, Adriana revela que a proposta do Marketplace Feira Preta irá além de criar apenas conexões entre oferta e demanda:

“Isto garante que o valor gerado contribua para um futuro mais próspero para grupos marginalizados pela sociedade.”

Por fim, para integrar o Marketplace Feira Preta é preciso que os empreendedores interessados tenham participado de uma das 19 edições da Feira Preta ou passado por alguma das acelerações da PretaHub. Eles devem se cadastrar na plataforma na aba “Quero Vender”.

*Foto: Reprodução/Marcus Steinmeyer