Demissão em massa no Spotify gerou a dispensa de 1.500 colaboradores
Recentemente, durante a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, o CEO do Spotify, Daniel Ek, afirmou que o desligamento de 1.500 colaboradores afetou as operações da plataforma de streaming musical de origem sueca.
Demissão em massa no Spotify
A demissão em massa no Spotify tem um motivo específico. A empresa fracassou em atingir a meta de lucratividade e crescimento mensal de usuários ativos. Ou seja, estes usuários não são aqueles que pagam assinatura.
Por outro lado, os resultados foram positivos a ponto de a receita gerar 3,6 bilhões (R$ 19 bilhões) nos três primeiros meses do ano. O montante equivale a um aumento de 20% em relação ao ano passado.
Usuários ativos e assinantes pagantes
Já em relação aos números de usuários ativos (615 milhões) e de assinantes pagantes (239 milhões) também geraram aumentos nos negócios em relação a 2023, de 19% e 14% respectivamente. Mas é possível notar que o número de usuários ativos é quase o triplo dos assinantes pagantes.
O CEO do Spotify disse ainda que a companhia teve de enfrentar a redução da força de trabalho em dezembro. E acrescentou que apesar da demissão em massa ter sido uma atitude assertiva naquele momento ela atrapalhou demais as operações da plataforma de streaming.
Vale destacar que mesmo com o corte no quadro de funcionários, há despesas para qualquer empresa. E no caso do Spotify não foi diferente, uma vez que a companhia teve de pagar indenizações correspondentes a cinco meses de trabalho.
Voltando a se reerguer
O CEO explica que passado alguns meses da demissão desses colaboradores a empresa está começando a se reerguer.
Como foi a demissão
Por fim, a demissão desses colaboradores ocorreu em dezembro passado, acarretando em um corte de 17% da força de trabalho do Spotify.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vida-morta-de-fones-de-ouvido-sem-fio-cyberpunk_94574315.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=d16c192b-c979-4ed8-94e1-e1514011e96e