COO da FCA diz que caixa da empresa foi muito impactado pela crise

COO da FCA, Antonio Filosa, nasceu em Nápoles, na Itália, e vive no Brasil há 15 anos, após passagem por EUA, Inglaterra e Espanha

Com a chegada da pandemia da Covid-19 ao país, inúmeros negócios foram prejudicados, não importando se pequenas ou grandes empresas e afetadas de forma positiva ou negativa.

Em relação às grandes multinacionais, estas também não escaparam e tiveram planos estratégicos de anos atingidos. Este é o caso da FCA, a Fiat Chrysler Automobiles, que foi obrigada a interromper um cronograma bilionário de investimentos em decorrência da crise.

Em conversa ao vivo com o CEO e Publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, no canal da revista no Instagram, Filosa deu mais detalhes.

COO da FCA na América Latina

Nascido em Nápoles, na Itália, Filosa vive no Brasil há 15 anos, após experiências profissionais nos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha, entre outros lugares, revela:

“De todos os países que tive a sorte de viver, o Brasil foi o que claramente gostei mais.”

Atualmente, o COO da FCA na América Latina, lidera a companhia a partir de Minas Gerais.

Desde os tempos de colégio, Filosa já sabia que queria trabalhar com automóveis. Ele chegou ao Brasil como gerente de logística interna na cidade de Betim, com a responsabilidade de supervisionar a linha de produção. O executivo cresceu na FCA até chegar à presidência do conglomerado na América Latina e sabe valorizar cada uma de suas experiências até atingir o atual posto:

“Acredito que tudo é uma bagagem que me permitiu começar no chão da fábrica e depois explorar outros processos principais da empresa.”

Isso tudo foi fundamental para que ele aprendesse sobre todas as engrenagens da empresa e de como elas funcionam.

Responsável por quase 26 mil funcionários

Hoje, o COO da FCA lidera aproximadamente 26 mil funcionários na região. Para o executivo o principal conselho que daria a jovens que buscam subir na hierarquia de grandes empresas é querer sempre aprender algo:

“É fácil falar agora, mas, quando eu olho para trás, verdadeiramente nunca trabalhei pelo salário. Eu pensava em quanto eu podia melhorar e aprender, e não em quanto dinheiro eu ia ganhar.”

Contudo, ele admite que a questão financeira é essencial, sim, porém, também é importante pensar no longo prazo. O COO projeta como a pessoa pode aprender com o novo cargo e o que este pode adicionar à sua experiência e ajudá-lo a subir no futuro?

Crise mundial

Com toda sua expertise, Filosa gere hoje os R$ 16 bilhões que serão investidos pela FCA no Brasil até 2024.

No entanto, como ele deve manejar esses custos em meio à crise mundial, decorrente da pandemia de Covid-19?

Em 2019, a FCA fechou o ano como líder de mercado no Brasil e crescendo muito em outros países da região. Sendo assim, a companhia entrou na crise com um bom caixa quando o isolamento social começou de fato, em março. Na ocasião, o conglomerado e a PSA (Peugeot Citroën) passaram a acelerar o processo de fusão, anunciado em 2019, em que manteriam todas as marcas de automóveis mesmo após o acordo.

Planejamento

Com a ajuda de acionistas e diretores, Filosa traçou um plano de crise. Como primeira decisão de planejamento foi prorrogar investimentos, seguida pela para das fábricas.

O resultado foi um atraso de produção que já dura quatro meses no total para o pipeline de lançamento de produtos e tecnologias, explica o COO da FCA:

“A razão fundamental é a proteção do caixa, estamos vendendo quase zero, então, o nosso caixa está sendo absolutamente impactado por essa crise.”

Atualmente, o executivo e sua equipe estão monitorando a situação, revendo o timing de seus lançamentos e por fim, considerando alterar a data do plano inicial de investimento de 2024 para 2025.

Fonte: Forbes Brasil

*Foto: Divulgação