Segundo comunicado divulgado à imprensa, o nome da fusão entre as empresas automobilísticas quer dizer “iluminar com estrelas”
As empresas Fiat Chrysler e PSA Peugeot Citroën divulgaram mais um passo que será transformado no quarto maior grupo automotivo do mundo. O nome da fusão entre ambas foi anunciado e se chama Stellantis.
Nome da fusão entre Fiat-PSA
De acordo com o comunicado divulgado à imprensa o nome da fusão das empresas automobilísticas vem do latim “stello” e significa “iluminar com estrelas”.
Ainda segundo o documento, o nome da fusão “desenha inspiração nesse novo e ambicioso alinhamento de marcas automotivas renomadas” e de empresas de “cultura forte que, ao se unirem, estão criando uma das novas lideranças na próxima era da mobilidade.”
Além disso, a origem latina no nome do novo conglomerado faz homenagem à história das companhias fundadoras, ressalta o comunicado. Já o seu processo de elaboração foi iniciado logo depois da conclusão do contrato de combinação entre os dois grupos.
Em novembro do ano passado, as empresas divulgaram também que todas as marcas seriam mantidas com a fusão.
Conclusão do projeto de fusão
No entanto, a conclusão do projeto de fusão só deve acontecer no primeiro trimestre de 2021, devido às atuais condições, em função da pandemia de Covid-19. Isso inclui ainda a provação dos acionistas em suas respectivas assembleias gerais extraordinárias e órgãos concorrenciais.
Embora a pandemia tenha causado dúvidas dobre o cronograma das negociações, e que o COO da FCA chegou a afirmar no mês de maio que o caixa foi muito impactado pela crise, o processo da fusão parece seguir dentro do estimado. Juntos, os dois grupos automobilísticos somam vendas em torno de oito milhões de unidades por ano. Já a composição acionária seria de 50% para cada um.
Opinião dos especialistas
Conforme afirmação de especialistas do setor, os dois conglomerados se complementam nos mercados em que atuam. A Fiat Chrysler possui força em território norte-americano, onde comercializa grandes volumes de picapes e SUVs. Isso tudo sem contar que ainda tem posição consolidada na América Latina com carros de menor porte.
No caso da PSA, é inquestionável a sua força no mercado europeu, em que domina os segmentos de modelos hatch e crossover. Todavia, ainda possui substancial participação na África e Ásia.
FCA e Renault
O nome da fusão entre FCA e PSA chega tempos depois de uma tentativa fracassada de união entre DCA e Renault. O motivo do fracasso decorreu entre outros fatores, sobre inúmeros problemas que envolveram os acionistas da montadora francesa.
Divisão dos investimentos
Com a união entre Fiat Chrysler e Peugeot Citroën, as empresas poderão dividir os abundantes investimentos que são necessários para o desenvolvimento do veículo do futuro, que inclui parte elétrica, autônoma e altamente conectada. Este tipo de movimento tem conquistado força no setor automotivo.
*Foto: Divulgação/Eric Gaillard/Reuters