A empresa de passagens aéreas Decolar.com quer ser conhecida também como uma agência que proporciona todos os momentos de uma viagem. Presente no país há 20 anos, a companhia quer conquistar o cliente antes mesmo da pessoa ter definido o roteiro.
Esta medida estratégica visa aumentar o lucro e também a frequência de compras de pacotes. Considerada a maior agência online de viagens do Brasil e América Latina, a Decolar obteve em 2018 um faturamento de US$ 54,7 bilhões.
No fim de março, a empresa fez modificações em sua identidade visual na intenção de impactar sua atual intenção de negócios do setor de viagens. Parte desta transformação também diz respeito a mudança de endereço. Antes, a sede da empresa era em Guarulhos e agora fica em Alphaville, na grande São Paulo.
Nova maneira de disponibilizar serviços
O objetivo da Decolar é desenvolver mais a parte de serviços e não ficar caracterizada apenas como uma agência online de passagens aéreas e reserva de hotéis.
Outras atividades serão inclusas, tornando o pacote de viagem mais atrativo para o consumidor. A diferença agora é que a empresa vai oferecer os serviços em uma única plataforma. Não será mais necessários adquirir todos os serviços de forma separada, como era o caso da compra de ingressos para atrações e tranfers do aeroporto, por exemplo.
Com as novas implementações, o cliente pode adquirir estes mesmos serviços, além de outros pela mesma plataforma. A viabilização desse procedimento será por meio de tecnologia que já recomenda todos os adicionais que o usuário quiser de uma só vez, no instante da compra.
Economia para o consumidor
Hoje, 63% das vendas realizadas pelo site são de pacotes com hotel e passagem. Já a comercialização de outros serviços, como aluguel de carro e tíquetes para atrações estão em alta.
De acordo com a agência, o cliente consegue economizar até 35% ao adquirir todos os produtos com a Decolar em um único acesso.
Durante o evento sobre os 20 anos da empresa, o diretor geral, Alexandre Moshe disse:
Plataforma Escapadas
“Estávamos apenas na comparação e compra de passagens aéreas. Agora, temos mais serviços e mais dados sobre os consumidores, para inspirá-los a viajar mais”.
Com o objetivo de estar presente em todas as etapas da venda, a empresa lançou algumas plataformas para que a programação de viagem seja realizada do início ao fim.
A plataforma “Escapadas” foi a primeira a entrar no ar. Ela é baseada em viagens curtas, que podem ser feitas em poucas de avião ou carro. Neste espaço, o usuário pode optar por montanha ou praia, por exemplo, e dispor de serviços como acesso a SPA, check out, jantares e ingressos, entre outros.
De acordo com o presidente da Decolar, a ideia é que os consumidores não pensem em viajar apenas uma vez por ano e sim sempre que puderem, nem que seja apenas um final de semana.
Ainda segundo o presidente da empresa, os usuários já entram no site com o roteiro decidido e que já pesquisou em outros sites do setor. Por isso, a Decolar pretende conquistar o consumidor antes mesmo que ele defina seu próximo destino de viagem.
Para onde viajar?
Na intenção de fisgar também os usuários que pesquisam novos locais ou um específico para realizar a próxima viagem, a agência lançou o espaço “Para onde viajar”. Esta ferramenta é capaz de indicar passeios por meio dos interesses e gostos do cliente, além de disponibilizar o orçamento com quem a pessoa quer viajar. As recomendações são proporcionadas por meio de inteligência artificial e também a partir de mais de 2 milhões de avaliações de outros consumidores.
Números do primeiro trimestre de 2019
O volume de transações da Decolar aumentou 5% nos três primeiros meses deste ano. Já as reservas brutas alcançaram US$ 1,2 bilhão com acréscimo de 24% na base cambial neutra. Porém, as receitas tiveram queda de 10% neste período, registrando US$ 133 milhões.
Com a implantação das plataformas e gama de serviços, a Decolar pretende elevar a frequência com que os usuários costumam comprar pacotes de viagem.
Fonte: revista EXAME
*Foto: Divulgação