ConectCar é a mais nova aquisição da Porto Seguro

Com compra da ConectCar, a Portoseg, unidade da Porto Seguro, controlará 50% desta fatia, e a outra metade foi adquirida pela Rede, do Itaú Unibanco

Na última sexta-feira (25), a Portoseg, unidade da Porto Seguro, adquiriu 50% do controle da empresa ConectCar. Antes, esta fatia pertencia ao Grupo Ultra, que dá continuidade ao plano de venda de ativos não-estratégicos. Já a outra metade é controlada pela Rede, do Itaú Unibanco.

Compra na ConectCar

Além disso, a Ultrapar (UGPA3) anunciou a venda de sua participação de 50% na empresa de meios de pagamento eletrônico ConectCar para a Portoseg pelo valor de R$ 165 milhões. Hoje, a empresa é uma das maiores na operação e cobrança de pedágios e estacionamentos.  

Contudo, vale destacar que esta é a segunda venda de ativos da Ultrapar em pouco mais de um mês. O grupo industrial está se consolidando nos segmentos de distribuição de combustíveis e petróleo e gás, em que atua por meio da marca Ipiranga.

Na ocasião, as ações da Porto Seguro recuaram 3,33%, ao passo que as da Ultrapar caíram 1,81%. Já o Ibovespa teve qyeda de 1,74%.  

Transição

Por outro lado, a ConectCar passa por um momento de transição do modelo de negócios. A ideia é ir além dos pagamentos automáticos de pedágio e assim multiplicar a sua base de clientes. Segundo a empresa, com pagamentos em estacionamentos e drive-thrus e parcerias com locadoras de carros, bancos e montadoras, o número de clientes pode triplicar. O esforço já mostrava resultados em 2020. Neste caso, o número de clientes cresceu 60% naquele ano.

Extrafarma

Já no começo de maio, a Ultrapar anunciou a venda de sua rede de drogarias Extrafarma para a Pague Menos (PGMN3) por R$ 700 milhões. O grupo ainda negocia a venda de sua unidade Oxiteno, de produtos químicos.

A outra metade da Conect é detida pela Rede, enpresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco (ITUB4). Além disso, o maior banco do país é também um dos principais acionistas do Porto Seguro, com quase 43% da PSIUPAR, que detém 70,79% das ações ordinárias da seguradora.

Efeito negativo no Ebitda

Entretanto, conforme a Ultrapar, em 2020 a Conect gerou um efeito negativo no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do grupo de R$ 22 milhões.

“Além de contribuir para um portfólio de negócios mais complementar e sinérgico, com benefícios adicionais de maior foco de gestão e rentabilidade da companhia, a venda da ConectCar também contribui para concentração de esforços e investimentos no Abastece Aí.”

App

A empresa se referiu a seu aplicativo e programa de fidelidade para clientes de sua rede de postos de combustíveis.

Tag

Pot fim, a Porto Seguro disse que a compra da fatia na empresa de meios de pagamento é uma oportunidade para introduzir a tag ConectCar aos seus mais de 5 milhões de segurados Auto. Sobre isso, Marcos Loução, vice-presidente de produtos financeiros e serviços da Porto Seguro, no comunicado.

“A aquisição faz parte da estratégia de acelerarmos também o crescimento da base de clientes dos produtos financeiros.”

*Foto: Divulgação