Comunicação interna nas empresas tem na ferramenta tecnológica uma grande tendência de investimento
A inteligência artificial se torna cada vez mais uma grande tendência de investimento na comunicação interna das organizações e em outros segmentos. No caso das empresas, ela pode melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade na economia nacional e fornecer soluções inovadoras para desafios antigos. Prova disso é que o estudo “Futuro do Trabalho”, conduzido pelo Fórum Econômico Mundial, revela que mais de 75% das empresas planejam integrar IA em seus processos nos próximos anos.
Comunicação interna nas empresas – uso da IA
A comunicação interna nas empresas pode ser entendida como um conjunto de ações feitas por meio de canais para atrair os colaboradores com a organização. É por meio dela que toda e qualquer informação é repassada, permitindo assim que os funcionários entendam as expectativas e objetivos da corporação, se sintam valorizados e engajados, além de estabelecer uma cultura de trabalho colaborativa.
Além disso, a inteligência artificial pode beneficiar a comunicação interna de diversas formas. Uma delas é a criação de chatbots, que são assistentes virtuais programados para responder perguntas e fornecer informações, para ajudar os colaboradores a resolverem suas dúvidas em tempo real. Essa tecnologia pode ser bastante útil para empresas com grande número de funcionários ou equipes distribuídas em diferentes ambientes, tornando a comunicação mais eficiente e aumentando a satisfação do time.
Outro meio é a personalização de conteúdo, quando se torna possível entregar informações relevantes e personalizadas para cada colaborador, com base em seu perfil, histórico de interação com a instituição e outros fatores. Isso pode ser feito por meio de plataformas que utilizam algoritmos para recomendar especificamente para cada usuário.
Automatização
Já a automatização dos processos de C.I., como o envio de lembretes, agendas, comunicados e notificações, é mais um benefício alcançado pela inteligência artificial. Isso permite que os profissionais de RH tenham mais tempo para focar em atividades mais estratégicas, enquanto a IA cuida dos processos operacionais, aumentando a eficiência da equipe e melhorando a experiência dos colaboradores.
Análise de sentimentos
Neste caso, a IA analisa os sentimentos gerais do quadro de funcionários em relação à empresa. Com isso, ajuda os profissionais do setor a entender melhor as necessidades e preocupações dos colaboradores e, consequentemente, melhorando a taxa de retenção de talentos.
Reconhecimento de voz
Aqui, o recurso pode ser utilizado para auxiliar os funcionários a obter informações e se comunicar com a empresa de modo mais eficiente. É uma tecnologia que permite também que as máquinas compreendam e interpretem a fala humana, transformando a voz em texto ou comandos que podem ser utilizados para realizar diversas tarefas.
Análise de dados
Por fim, a IA também pode ser usada para análise de dados, com o intuito de avaliar o desempenho e a eficácia das estratégias de Comunicação Interna, fornecendo insights para aprimorar a comunicação com os funcionários.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/pessoa-trabalhando-html-no-computador_36190649