Canal de comunicação da Via será em Libras, com o objetivo de aprimorar a inclusãio e personalização no atendimento dos clientes
Com o objetivo de aprimorar a inclusão e personalização no atendimento dos clientes, a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com, vai implementar, ainda neste semestre, um novo canal de comunicação em Libras.
Vale lembrar que a Via figura entre as 10 maiores empresas de varejo do Brasil, e que conta o CEO da Angra Partners, Alberto Guth, como membro do conselho de administração. Michael Klein deixou a presidência do grupo em 2020.
Canal de comunicação da Via
O novo canal de comunicação da Via se deu em parceria com a AeC, por meio da empresa Octágora. Com isso, a ferramenta vai oferecer um atendimento intuitivo e prático por meio de videochamadas, sendo expandida para as três marcas do grupo.
Investimentos
O projeto faz parte dos investimentos feitos pela companhia na cultura de acolhimento e inclusão. Atualmente, com um quadro de 45 mil funcionários, a empresa conta com aproximadamente 2.000 colaboradores com deficiência em diversos setores. É que explica Amanda Ferreira, gerente de Diversidade e Inclusão da Via:
“Nos últimos anos, investimos em diversas soluções para promover a acessibilidade no varejo, o que contribui para criar uma experiência de compra democrática, fidelizando consumidores e possibilitando um atendimento digno e responsável.”
Acessibilidade
Amanda ressalta que a empresa foi pioneira ao lançar um comercial em horário nobre em rede nacional, além de promover a acessibilidade em seus hubs e lojas. Prova disso é que a loja das Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo, está equipada para fornecer atendimento especializado a pessoas com deficiência.
Treinamento profissional
Através do programa Talento Sem Limites e de grupos de afinidade, a Via incentiva a visibilidade do tema da inclusão, promovendo ações periódicas como workshops e palestras. Sendo assim, a equipe se conscientiza a assegurar a inclusão interna.
Além disso, a Via promove eventos internos para a capacitação de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de participação em trilhas de formação exclusivas para funcionários com deficiência, e também realizar ações de voluntariado, cursos de Libras e programas de desenvolvimento de habilidades de liderança. A empresa ainda oferece treinamento de atendimento em Libras em suas lojas e ambientes corporativos.
Feira de empregabilidade exclusiva
Vale destacar que em 2022, em parceria com a Oportunidades Especiais, a empresa promoveu uma feira de empregabilidade exclusiva, demonstrando as oportunidades disponíveis dentro da companhia.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Jason Goodman – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/Oalh2MojUuk)