Azul Cargo: empresa quer crescer 50% neste ano com entregas em 1 dia

Azul Cargo passou a ajudar nas entregas das vacinas contra Covid-19 desde o começo de 2021

Assim que ocorreu a transmissão da primeira pessoa imunizada contra Covid-19 no Brasil, em 19 de janeiro, que foi a enfermeira Monica Calazans, a Azul Cargo, divisão de cargas da Azul Linhas Aéreas passou a ajudar no carregamento e distribuição das vacinas por todo o Brasil. É o que conta a diretora da empresa, Isabel Reis, que revela que minutos antes da primeira vacinação, seu telefone tocou freneticamente:

“Precisamos mandar as vacinas para todos os estados. Ajuda a gente nessa.”

Azul Cargo e vacinas contra Covid-19

Bastou esse telefonema para em poucas horas um dos pátios do aeroporto de Guarulhos foi tomado pela frota da Azul Cargo. Apesar da mobilização de última hora, os voos ajudaram as vacinas a chegarem em quase todos os estados brasileiros: do sul e sudeste ao extremo norte. Sendo assim, foi possível viabilizar a campanha de vacinação para que ela começasse ao mesmo tempo no país todo, por volta de 20 de janeiro.

Confusão do A330

Em contrapartida, o episódio obteve sucesso apesar da confusão inicial gerada pelo A330 adesivado para buscar vacinas na Índia. Porém, isso acabou ajudando no caos de Manaus após problemas na liberação dos imunizantes.

De acordo com Reis, essa foi a única ocasião em que as interlocuções da empresa com o governo aconteceram de modo errático.

“Em geral, nossas conversas com as autoridades sobre o transporte de vacinas e outros equipamentos e insumos são bastante organizadas. Especialmente com a ANAC, que tem facilitado a nossa vida em relação a regulamentações, por exemplo.”

Desde então, ela diz que já coordenou o transporte de mais de 10 milhões de doses e outras sete toneladas de kits de intubação. E isso tudo seja no porão de voos comerciais ou, nos casos em que o prazo é mais apertado, em voos cargueiros exclusivos. Desde janeiro, já foram mais de 60 voos.

“A capilaridade da nossa malha e a frota diversificada, que vai do Cessna [de nove assentos] aos gigantes Airbus [de quase 300 assentos] facilita muito esse trabalho, porque conseguimos chegar em mais de 100 cidades brasileiras, inclusive nas menores, onde o aeroporto não comporta grandes aeronaves.”

Objetivo atual

Hoje, o objetivo da Azul Cargo é se transformar em uma empresa de logística, e não somente de transporte de cargas de um aeroporto ao outro.

Parcerias

Portanto, para isso, a companhia firmou parceria com vários agentes logísticos locais. Eles complementam o transporte aéreo da Azul Cargo fazendo a coleta no remetente. Isso pode ser feito em casa ou em um centro de distribuição. Além do “last mile” até o cliente, chegando em 4 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros.

Contudo, só chegar lá não é o suficiente. Pois para cumprir a estimativa de crescimento de 50% neste ano, todo este trajeto necessita ser realizado em apenas 24 horas. Ou seja, a famosa “entrega em um dia”, que ajudou o setor de e-commerce a crescer mesmo em meio à pandemia.

Azul Express

Com o intuito de dar conta da demanda, em março a companhia lançou a Azul Express. Com isso, ela tem a missão de ampliar o serviço de entrega em 24 horas para todo o Brasil.

Até o momento, o serviço está disponível apenas às capitais. Porém, já corresponde a 30% do aumento de receitas registrado no 1º trimestre de 2021. Na ocasião, a divisão de cargas cresceu 62% ante o mesmo período do ano anterior.

Em termos de valores, a Azul Cargo não divulga. Mas, para efeitos de comparação, a receita com transporte de passageiros caiu quase 40% no mesmo período. Isso prova que o serviço de cargas tem participação mais do que relevante nos resultados da empresa, principalmente durante a pandemia.

Para John Rodgerson, CEO da Azul:

“Se você quer mandar um iPhone de São Paulo para Sinop, para um cliente que quer pagar para receber no próximo dia, é só com a gente.”

Recentemente, ele revelou à revista EXAME que pretende elevar a frota de Cessna Gran Caravans (aeronaves pequenas que operam nos menores aeroportos) em pelo menos 10 unidades, algumas delas exclusivas para cargas.

“O valor de mercado dessas empresas não se justifica com uma operação focada no sudeste. Você precisa entregar no Brasil todo em um dia. Por isso a logística é tão importante nesse país.”

*Foto: Divulgação