Análise da concorrência é uma ótima ferramenra para donos de pequenas e médias empresas
Abrir um negócio pode assustar no começo. Portanto, é de vital importância estudar o mercado antes, e isso inclui uma análise da concorrência do setor de empreendedorismo que deseja adentrar.
Análise da concorrência
Segundo dados do Mapa de Empresas, o Brasil possui mais de 4 milhões de novas empresas em 2021. Além disso, as informações divulgadas pelo Ministério da Economia diz que o número equivale a um aumento de 19,7%, quando comparado com 2020.
Sendo assim, muitos empresários à frente de pequenas e médias empresas (PMEs) têm o desejo de constarem das listas de médias empresas que mais cresceram em lucratividade em 2021, por exemplo.
No entanto, entre o começo de um empreendimento e a conquista do sucesso existe um longo caminho. Mas algumas práticas podem facilitar esse processo.
É neste caso que entra o benchmarking (do inglês “avaliação comparativa”). Tal metodologia consiste em fazer uma análise da concorrência de modo minucioso. A ideia é estudar e planejar as melhores práticas adotadas por players já consolidados no mercado.
3 estratégias de benchmarking
A seguir, confira três estratégias de benchmarking que podem ajudar pequenos negócios.
1 – Estude empreendimentos bem-sucedidos no seu segmento
Um exemplo direito é: se você pretende atuar no segmento de entregas por aplicativo é recomendado estudar e analisar os planos de negócios de empresas que deram certo, como o iFood e a Rappi.
A ideia é comparar elementos externos que te auxiliem a ter novas metas e que podem ser replicados na realidade do seu negócio. Contudo, esse tipo de análise também pode ser útil para entender necessidades do mercado que não foram supridas por negócios já existentes. Portanto, este é um jeito de ter insights valiosos sobre lançamentos de produtos.
2 – Compare, mas de forma saudável
Aqui a ideia é utilizar a análise prévia para comparar estratégias e pontos dentro do negócio e outros. Ou seja: “o que funciona?” e “o que poderia melhorar”.
Mas que fico claro também que é saber dosar a comparação para que ela siga sendo algo benéfico para sua empresa.
Este seria o benchmarking funcional, onde a estratégia é entender as mais diversas funções de um negócio. E comparar processos e estratégias da concorrência com as implementadas no seu empreendimento.
3 – Utilize a análise da concorrência coletada e repita o processo tudo de novo
Este ponto pode ser o mais importante da análise da concorrência, uma vez que são pouco aplicadas nos negócios. Sendo assim, use todos os dados previamente coletados e criar uma conclusão desse estudo.
Essa fase é fundamental para organizar novas metas para a sua organização, que podem incluir:
- elaboração de novos produtos ou serviços;
- reorganização interna;
- treinamento de pessoas e reposicionamento de marca.
Além disso, os empreendedores não devem ter medo de chegar até este ponto. Isso porque tal reestruturação é necessária para o sucesso do seu negócio. É o caso da Netflix, por exemplo, que fez este estudo diversas vezes ao longo de sua trajetória. Portanto, quando perceber que o empreendimento está indo muito bem, repita todo o processo de novo.
*Foto: Unsplash