Amazon pretende testar terminais em que cidadãos conectam às suas mãos os dados do cartão de crédito
A companhia de comércio eletrônico norte-americana Amazon pretende desenvolver uma sistema de possibilita aos consumidores utilizar apenas suas mãos para realizar pagamentos. O objetivo é, de acordo com o The Wall Street Journal, implementar terminais em lojas físicas que possibilitam a conexão de dados de cartões às mãos da consumidor. A ideia é instalar esses terminais em cafeterias, restaurantes fast food e lojas de varejo.
Amazon – terminais de pagamentos
O jornal afirma ainda que o desenvolvimento do sistema está em fase inicial. Porém, a gigante de tecnologia está em negociações com emissores de cartões, como Mastercard e Visa. Batizado de Orville, o sistema será sincronizado com o Amazon Prime e fará a cobrança no cartão ligado à conta, sem precisar ter contato físico com a máquina de scanner.
A empresa de comércio eletrônico prevê que os clientes utilizem o sistema para ligar informações de cartões de crédito ou débito às suas mãos. A Amazon estaria analisando algumas opções de como fazer o projeto sair do papel.
O jornal norte-americano também diz que uma alternativa seria desenvolver terminais onde os consumidores introduzissem seu cartão e, na sequência, tivessem suas mãos scanneadas pela máquina. Após este cadastro, bastaria usar as mãos para realizar o pagamento no terminal.
Até o momento, a companhia de Jeff Bezos não se manifestou publicamente. No entanto, o periódico apurou que a Amazon teria registrado recentemente uma solicitação de patente descrita como um “sistema de identificação biométrica sem contato”, que inclui “um scanner de mão que gera imagens da palma da mão do usuário”.
Hábito de compra dos clientes
Com a instalação do novo sistema, a Amazon poderia aumentar o índice de informações armazenadas sobre o hábito de compra de seus clientes ainda elevar sua receita com publicidade. Além disso, a nova tecnologia pode gerar uma série de preocupações às companhias de cartões e de pagamentos, como registros de fraudes no sistema.
De acordo com o periódico New York Post, a gigante de tecnologia deseja testar o sistema em um número restrito de locais a partir de 2021. Hoje, a empresa já opera em um novo conceito de loja sem caixas, a Amazon Go, que utiliza câmeras e sensores para cobrar valores automaticamente do cartão de crédito do usuário.
Fonte: Época Negócios
*Foto: Divulgação