A oferta de voos diários e com segurança deve subir a 242 em dias-pico a partir de julho, um aumento de 42% frente à malha atual, anunciou a linha aérea ontem (10)
A linha aérea Azul anunciou ontem (10) que vai elevar a oferta de voos diários e com segurança, passando a 242 em dias-pico a partir de julho. Isso significa um aumento de 42% frente à malha atual. A companhia vai reabrir seis bases de operação, incluindo o aeroporto internacional de Guarulhos, o maior do país.
Voos diários e com segurança
De acordo com o gerente geral de planejamento de malha da Azul, André Mercadante, em entrevista à revista EXAME, a questão de segurança é uma preocupação da empresa:
“Faremos o que for possível, dentro das variáveis que pudermos controlar, para garantir a segurança dos clientes.”
23 novos mercados em julho
Além disso, a companhia aérea anunciou que passará a operar 23 novos mercados em julho. A base operacional mais importante da empresa fica situada em Campinas, interior de São Paulo e, com os acréscimos, o aeroporto terá 62 voos diários para 33 destinos.
Mercadante ressalta que o planejamento de oferta de voos diários e com segurança tem sido realizado toda semana pela empresa, em função da complexidade da pandemia de Covid-19. Ele revela que, no início, a companhia abriu operações em localidades em que a mobilidade no entorno era mais restrita, com distâncias muito longas entre os municípios.
Aumento gradual da demanda
Atualmente, a Azul tem identificado um aumento gradual da demanda, especialmente pelas buscas de passagens no sistema da linha aérea:
“O que temos percebido é que a demanda corporativa ainda é muito tímida, mas os consumidores têm procurado passagens para se deslocar por motivos pessoais.”
Em abril, durante o ápice da pandemia, a receita da Azul praticamente desapareceu. O número de voos caiu de 900 para quase 70 por dia-pico. No mês de maio, a empresa chegou a anunciar que retomaria a demanda e aumentaria o número de voos no mês de junho.
Hoje, segundo o executivo, a tendência é que a demanda volte a crescer:
“Apesar dos dados de contágio da covid-19, as pessoas continuam precisando se deslocar, principalmente equipes de saúde. A demanda deve voltar gradualmente.”
Protocolos de segurança
Durante os voos diários e com segurança, promovidos pela linha aérea Azul, o uso de máscaras é obrigatório. Além disso, a companhia passou a disponibilizar kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido tanto para clientes quanto para a tripulação. A empresa afirma que vem utilizando descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que “elimina o vírus da covid-19 em 99,99% dos casos”.
Ao encerrar cada fase de voo, a equipe de limpeza desinfeta todos os locais em que os passageiros possam ter contato, como cintos de segurança, bandejas das poltronas, apoios de braços, persianas e bagageiros da cabine.
Apesar dessas medidas, a Azul decidiu não implementar a sugestão de bloqueio do assento do meio das fileiras, explica Mercadante:
“Não somos os únicos a não adotar essa medida.”
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação