Sebrae ajuda 120.000 pequenas empresas a inovar seus negócios

Iniciativa poderá melhorar o desempenho de 120.000 pequenas empresas

Ao longo de 2020, uma iniciativa do Sebrae batizada de Brasil Mais pretende melhorar o desempenho de 120.000 pequenas empresas. Embora ainda estejamos numa pandemia, apenas neste ano, a entidade já ajudou 9.022 micro e pequenas empresas a inovar ao longo do ano e sobreviver à crise causada pela pandemia de Covid-19.

Todavia, vale lembrar que no início do mês o Sebrae capacitou mais de 25 mil pessoas por meio do programa Capacita Mei, lançado em julho deste ano.  

Próximo passo – ajuda a 120.000 pequenas empresas

Após este primeiro ciclo de colaboração, a meta agora é atingir a marca de 120.00 pequenas empresas, que foram contempladas pela iniciativa até dezembro de 2022.

Contudo, na primeira etapa do projeto foram selecionados empreendedores que atuam no comércio, serviço e indústria nos estados de São Paulo, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Sendo assim, no decorrer de quatro meses eles foram monitorados por Agentes Locais de Inovação (ALI) treinados pelo Sebrae. Consequentemente, eles aprenderam técnicas para inovar seu sistema de empreendedorismo.

No caso da empresária Sara Rossetti, de São Luís (MA) e proprietária do Rossetti Buffet, a iniciativa do Sebrae lhe trouxe benefícios. Ela foi uma das contempladas pelo programa. Resultado: ela conseguiu tirar do papel o sonho de ter seu e-commerce.

“A nossa nova frente de atuação aumentou muito o número de clientes, mesmo durante a pandemia. Hoje, devo ter no mínimo quatro vezes mais clientes que tinha antes.”

Resultado positivo do programa

Além disso, em termos gerais, o programa trouxe resultados bastante animadores. Segundo uma pesquisa realizada com 972 empresas participantes revelou que 81% delas conquistaram novos clientes ao longo do programa do Sebrae. E dois terços conseguiram reduzir custos da companhia em até 20%. Para o gestor de projetos de inovação do Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra:

 “Isso é reflexo da prática de escutar o cliente. Sabendo o que as pessoas querem, é mais fácil reformular o negócio e melhorar a oferta de produtos, o que evita desperdícios e atrai mais clientes.”

Novo ciclo do programa

Em março de 2021, começa o novo ciclo do programa. Desta vez ele será aberto a empreendedores de todo o Brasil. Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, serão disponibilizadas 22.000 vagas com 100% dos custos subsidiados pela instituição.

Parceria

A iniciativa Brasil Mais é realizada em parceria com o Ministério da Economia, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Senai. Já para o desenvolvimento do projeto, o Sebrae disponibiliza 1.100 Agentes Locais de Inovação, e o Senai, 1.300 consultores especializados. Complementa o programa, equipes de suporte e professores dos cursos de capacitação online e presenciais.

Em contrapartida, o papel da inovação em tempos de pandemia é essencial. Pois o cenário atual indica que o faturamento dos pequenos negócios ainda está 36% abaixo do normal e isso só deve se normalizar em abril ou maio de 2021.

*Foto: Divulgação