Capacita MEI foi lançado em julho pelo Sebrae de São Paulo
Desde o mês de julho, o Sebrae de São Paulo desenvolve ainda mais seu programa de capacitação de microempreendedores individuais (MEIs). O programa ocorre via WhatsApp, em uma parceria com a empresa de educação DOT digital group. Sendo assim, desde seu lançamento, mais de 25.000 pessoas passaram pelo programa.
Programa Capacita MEI
Nos primeiros meses desde o lançamento do Capacita MEI, os cursos mais procurados foram o de controle da movimentação financeira, o “Será que sou empreendedor?”. Neste tema, o microempreendedor recebe ajuda qualificada para saber se tem aptidão para o empreendedorismo. Já o outro curso mais buscado é o de marketing digital, que ensina a desenvolver um planejamento para vender produtos ou serviços pela internet.
Vale lembrar que o Sebrae vem atuando bastante durante a pandemia a fim de auxiliar as pequenas e médias empresas. E isso também inclui sobre explicar quando vale a pena adquirir um negócio em crise, proveniente da atual situação econômica do país.
Como participar do programa
Portanto, o MEI que tiver interessado em se capacitar pelo programa via WhasApp pode realizar três trilhas gratuitas. Elas podem ser acessadas a qualquer momento e nos sete dias da semana.
Cada trilha é composta por seis cursos, com duas horas de duração cada um. Já os temas abordados são sobre finanças, marketing, formalização e contabilidade.
O curso parece uma conversa pelo WhatsApp. Sendo asism, o aluno interage com um chatbot que vai apresentando textos, vídeos e áudios curtos. Além disso, haverá ainda planilhas que podem ser imediatamente aplicadas em seu negócio.
De acordo com Carolina Nunes, consultora educacional e coordenadora do projeto no DOT digital group:
“Essas pílulas de aprendizagem estão dentro do conceito de microlearning, uma estratégia de distribuição de conteúdo que torna o processo de absorção de informações mais flexível e efetivo.”
Por que o WhatsApp?
O programa Capacita MEI foi desenvolvido para rodar no WhatsApp por se tratar de uma rede social utilizada por todas as camadas da população brasileira.
Sobre isso, Claudia Aparecida Gonçalves Brum, gestora de Capacitação Digital do Sebrae-SP, reforça:
“Além de ser uma ferramenta democrática, acessível, flexível e interativa, o grande diferencial dessa capacitação é que o conteúdo é instrumental. As pessoas querem aprender algo que seja aplicável e, ao longo da interação, ela te entrega ferramentas que podem ser imediatamente usadas no negócio.”
Inscrições
Os interessados podem se inscrever por meio do site do Sebrae SP.