Adquirir uma franquia sem sair de casa, em função da pandemia, exige muita pesquisa, avaliam os especialistas do setor
A crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo fez com que muitas pessoas abrissem o próprio negócio por necessidade imediata. Com isso, o setor de empreendedorismo vem crescendo nos últimos meses.
Como alternativa para quem é marinheiro de primeira viagem as microfranquias, que custam até R$ 90 mil, podem ser atraentes a este público. Em vista de outros negócios, este nicho se destaca pelo custo mais baixo e por ainda ter à disposição o suporte das franqueadoras.
As franquias que ajudam empreendedores neste momento de pandemia no país também podem dar dicas, além dos especialistas, do que se deve levar em consideração na hora de escolher uma franquia sem sair de casa.
Dicas para escolher uma franquia sem sair de casa
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Praxis Business, entre os dias 25 de maio e 8 de junho para falar sobre o tema Gestão de Crise no Franchising, revela que o número de candidatos a novos franqueados cresceu em 40% (dados prestados pelas microfranquias consultadas nos últimos meses). O motivo principal desse aumento foi a pandemia de Covid-19.
Uma reportagem do portal de notícias EXAME consultou especialistas do setor com o propósito de dar dicas a novos empreendedores, entre as quais podemos destacar:
Analisar seu perfil de negócio
É preciso pensar aqui que este negócio próprio não terá um ponto fixo neste primeiro momento e será gerido totalmente de casa. Portanto, o empreendedor necessita ser bem mais ativo, na intenção de vender bem seu serviço ou produto disponibilizado pela franqueadora. Todavia, também é muito importante entender se este perfil de negócio é realmente o seu antes de investir seus últimos recursos em um negócio que não, necessariamente, dará lucro em pouco tempo. Além disso, para André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF):
“Tem que ser uma pessoa que joga em todas as áreas do campo, que é bem disciplinada, resiliente e que se automotive, com uma veia comercial muito forte.”
Negócios de acordo com sua área de interesse
Quando uma pessoa já sabe quais áreas de interesse poderia atacar e criar uma franquia sem sair de casa, fica mais fácil. Porque não vale a pena insistir em um negócio que não faz o empreendedor correr atrás para que ele cresça sempre. Friedheim reforça que o candidato deve entrar em contato com ao menos quatro franqueadoras de sua área de interesse antes de fechar negócio. Fazer reuniões com as mesmas por meio de chamadas de vídeo também ajuda nesta hora para estreitar laços entre candidato e franqueadora.
Negócio precisa se encaixar em sua rotina doméstica
Aqui é preciso se questionar se a infraestrutura dentro de casa é suficiente para atender a demanda do novo negócio, que pode ser gerido em esquema home office por tempo indeterminado. Além disso, segundo o consultor Adir Ribeiro o candidato deve questionar a franqueadora quanto aos equipamentos que precisa ter para viabilizar o negócio.
Conheça os outros franqueados da rede que pretende adquirir
Conversar com outros franqueados da rede que pretende comprar pode ajudar a elucidar possíveis dúvidas de funcionamento do negócio. Entre eles: se a franqueadora dá todo o suporte necessário, e se por ser um negócio home based pode mudar algo, reforça a especialista Lyana Bittencourt.
Outro ponto importante apontado pelo consultor Marcelo Cherto é que o candidato pergunte aos franqueados o que eles fariam de diferente ao dia anterior da assinatura do contrato de negócio:
“Que exigências fariam que não fizeram na época? É um bom método para conseguir informações.”
A vizinhança compraria o produto?
Mesmo com uma franquia sem sair de casa, o franqueado deve fazer uma pesquisa em sua região para saber se o produto ou serviço que pretende oferecer seria adquirido. Geralmente, as franqueadoras disponibilizam estudos de mapeamento de mercado, mas é importante também o candidato saber quem é seu público-alvo.
Antes de assinar o contrato
Por fim e mais importante das dicas é necessário que o candidato identifique completamente quais serão seus reais gastos de investimento antes da assinatura do contrato com a franqueadora. Ribeiro ressalta que os novos empreendedores não podem ter vergonha de fazer perguntas de ordem financeira.
“Como funciona o fluxo de dinheiro da franquia? É importante saber quem paga quem e quanto.”
Bittencourt chama a atenção para a questão da retomada da economia brasileira que será mais lenta. Portanto, neste caso, as franqueadoras devem ter em mãos os demonstrativos de resultados, levando em consideração o cenário atual gerado pela pandemia. E também recomenda que os candidatos chequem todas as informações a fim de saberem se os números correspondem a este ano:
“A franquia pode ajudar muito em um período de crise se for bem avaliada. Só não é garantia de sucesso na saída.”
*Foto: Divulgação