Agência de mídia brasileira se junta a outras que participarão do Google News Initiative, baseado no plano de 2018, projeto que custou US$ 300 milhões com a finalidade de combater a desinformação, além de ajudar os sites financeiramente
O Google anunciou hoje (25), que pretende pagar grupos de mídia em três países, o que inclui o Brasil, com o propósito de oferecer, gratuitamente, conteúdos de notícia que atualmente são cobrados dos usuários.
Entenda o caso que envolve agência de mídia brasileira
O anúncio foi realizado em meio às batalhas legais na Austrália e na França, em relação à relutância do Google em pagar as agências de mídia pelo que publica de forma online.
Em nota do blog institucional, o Google afirma que está em busca de um “programa para pagar os editores por conteúdo de alta qualidade para uma nova experiência em termos de notícias”.
Agência de mídia brasileira e também de outros países
Segundo Brad Bender, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do Google, durante meses houve conversas com grupos editoriais, entre os quais: Spiegel Group, na Alemanha; Schwartz, na Austrália; e a agência de mídia brasileira, Diários Associados, e ressaltou que ainda “haverá mais”.
A nota também enfatizou o seguinte, porém, sem dar mais detalhes:
“O Google também pagará pelo acesso gratuito a artigos oferecidos sob pagamento no site do editor.”
Além disso, Bender revela que o programa auxiliará os veículos a “monetizarem seu conteúdo”.
Google News Initiative de 2018
O vice-presidente reforçou que o plano vai se basear no projeto Google News Initiative de 2018, que custou US$ 300 milhões, e criado com o intuito de combater a desinformação e ajudar os sites de notícias financeiramente.
Vale lembrar que em janeiro deste ano pequenas empresas lutaram na Justiça para contra as regras das gigantes de tecnologia. E na época, o porta-voz do Google, Jose Castaneda, disse que em termos de direitos protegidos, a política da empresa equilibra o interesse dos anunciantes e dos usuários.
Já diversas publicações na Europa e no mundo, o que inclui a AFP, solicitaram à União Europeia, que tomasse medidas para obrigar as companhias de Internet a pagar pela publicação do material que produzem.
Órgão francês
O órgão francês, que monitora a concorrência nos mercados, afirmou em abril que o Google deveria iniciar o pagamento às agências de mídia por publicar seu conteúdo. E também ordenou o começo das negociações, após a empresa norte-americana se recusar a se adaptar às novas regras europeias sobre propriedade intelectual digital.
No começo deste mês, o Google se recusou a seguir uma ordem da Austrália com o intuito de indenizar a mídia local em centenas de milhões de dólares por ano, decisão estipulada em um acordo de compartilhamento de receita.
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação