Enem não será adiado, mesmo com pedidos para que o exame não fosse realizado, em virtude das escolas estarem fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus; a prova presencial está marcada para os dias 1 e 8 de novembro
Começaram ontem (11) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e seguem até o dia 22 de maio. Elas podem ser realizadas por meio da página oficial do Enem na internet.
Enem não será adiado
Apesar dos pedidos, o Enem não será adiado por causa da pandemia do novo coronavírus no país.
A partir desta edição, o Enem contará com duas modalidades de provas: as impressas, marcadas para os dias 1º e 8 de novembro; e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro.
No entanto, vale reforçar, que o estudante que optar em realizar a prova presencial não poderá se inscrever no exame digital. Depois de concluída a inscrição, não poderá ser alterada a opção.
Estrutura
Porém, a estrutura das provas permanece a mesma. Serão aplicados quatro exames objetivos, compostos por 45 questões cada, além de uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o aluno deverá selecionar uma opção de língua estrangeira: inglês ou espanhol.
O que muda neste ano é que o participante deverá inserir uma foto digital no ato da inscrição, que será utilizada como procedimento de identificação na hora da prova. Já o valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser efetuada até o dia 28 de maio.
Isenção de taxa
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos critérios dos editais, mesmo sem a solicitação formal, terão direito a isenção de taxa. A regra vale para as duas provas: impressa e digital. Nesta última modalidade, também será aplicada aos isentos de 2019, que faltaram aos dois de prova e não justificaram sua ausência.
Com isso, no ato da inscrição para o Enem 2020, terão isenção de taxa os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada do Censo da Educação Básica tenham realizado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Acessibilidade
Acessibilidade
A inclusão do Inep e a Política de Acessibilidade visam dar melhor atendimento àqueles que precisam. Portanto, para facilitar a compreensão no ato da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. E suas solicitações devem ser realizadas entre os dias 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma etapa para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.
Já os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. E o período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho, e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação/ Marcello Casal Jr/Agência Brasil