Franquias cancelam taxas e ajudam empreendedores na pandemia a obterem crédito, porém, isso pode dificultar reação acelerada de empresário
Para facilitar a obtenção de crédito a empreendedores na pandemia, as franqueadoras estão adotando ações de apoio, como isenção do pagamento de royalties.
Situação dos empreendedores na pandemia
Hoje, o Brasil possui 2.918 redes de franquia, o que equivale a 160.958 unidades de diversos ramos espalhadas por todo o país, conforme dados de 2019, divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo o vice-presidente da ABF, Antonio Leite, o faturamento médio de uma unidade franqueada gira em torno de R$ 95 mil por mês, e ainda explicou à Folha de S. Paulo:
“Isso demonstra que o mundo das franquias é formado por micro e pequenos empresários. Muitos deles trabalham para gerar sua própria renda, não existe uma cobertura de liquidez suficientemente grande para fazer frente a esse desafio.”
Franquias
Como exemplo de ajuda das franquias está a rede de acessórios Morana. A empresa ajudou seus franqueados a analisar o fluxo de caixa a fim de entender as necessidades neste período de pandemia do novo coronavírus, denominada pela companhia de período de hibernação.
Com isso, a rede postergou o prazo de pagamento de boletos relativos a royalties e compras de produto, além de renegociar com fornecedores e facilitar o acesso a empréstimos a seus franqueados, como pontua Danilo Assumpção, porta-voz da marca:
“Estamos falando com os bancos para ter um ponto focal, aí cada franqueado vai atrás do crédito com uma taxa já pré-negociada por nós.”
Ensino à distância
Pequenos negócios podem sobreviver à pandemia. É o caso da rede de escolas Maple Bear, que está presente em 16 países. Para se sobressair neste período de isolamento social, a companhia utilizou sua experiência adquirida nas unidades com a quarentena na Ásia na intenção de preparar seus franqueados brasileiros. Entre as ações promovidas, está o treinamento de professores para o ensino à distância, para aproveitar a estrutura virtual da marca.
Também foram adotadas medidas específicas, que varia conforme a região, afirma Arno Krug, presidente da Maple Bear Brasil:
“Alguns países tiveram apoio do governo diretamente. Aqui no Brasil não tivemos isso de forma tão estruturada no início, então corremos atrás de suporte via bancos, que forneceram carência e taxas de juro baixas para nossos franqueados.”
Assim como a Morana, a rede de escolas eliminou o pagamento de royalties e diminuiu em 50% o fundo de marketing. Sobre isso, Richard Debre, dono de uma franquia da rede em Mogi das Cruzes (SP), disse que, para ele, que o apoio pedagógico, orientações de como realizar a alfabetização à distância e organizar a rotina dos alunos são mais importantes do que as isenções neste momento de pandemia.
Obrigações dos empreendedores na pandemia
Ao mesmo tempo que as redes têm oferecido apoio a seus empreendedores, por outro lado o modelo de negócio exige obrigações do franqueado que um empreendimento tradicional não possui, como avalia o consultor do Sebrae-SP, Felipe Chiconato:
“Normalmente, a franquia é um modelo de negócio mais fechado e engessado. O empresário tem menos liberdade na tomada de decisão, e isso acaba deixando mais lento o processo. Em contrapartida, ele tem ponto positivo, que é toda estrutura por trás.”
Fonte: Folha de S. Paulo
*Foto: Divulgação