O mundo dos negócios exige cautela, aliada uma boa estratégia para obter lucro. E foi com esta expertise que o comerciante Marcelo Vaz, 49 anos, toca o negócio familiar de 33 anos, no Leblon, na zona Sul do Rio de Janeiro. Há cerca de dois meses, ele decidiu enveredar como empreendedor e abriu no bairro ao lado, Jardim Botânico, um bazar elétrico e hidráulico. A ideia veio após notar a carência por este tipo de serviço em sua região.
“Vi não que não tinha nada parecido nesse segmento. Fiz pesquisa com moradores e decidi investir.”
Estratégia de um bom negócio
Para ele, há uma vantagem do negócio próprio em relação a uma franquia: seu valor reduzido. Seu investimento inicial, no caso, foi de R$ 150 mil e não ter a obrigação de pagar outras taxas e seguir as diretrizes de uma matriz. Com esta estratégia, o faturamento de Vaz já cresceu 25% entre dezembro de 2019 e janeiro deste ano. Ele revela que sua experiência, além de uma pesquisa de mercado foram essenciais para este aumento.
Para a coordenadora do escritório regional do Sebrae, Denise Schalom:
“É muito importante nesse tipo de negócio conhecer bem o bairro, a população e seu potencial de compra. além de ver se é possível oferecer algo diferente da concorrência.”
Vaz também admite que o sucesso de seu negócio veio de uma boa estratégia de marketing, o que agradou seus clientes:
“No Natal, fiz promoções. Por exemplo, quem comprava até R$ 50 ganhava 10% de desconto. O percentual chegava a 20%, se o valor fosse maior. Além disso, coloco os preços baixos para atrair a clientela. Prefiro vender mais e ganhar na quantidade a manter uma margem de lucro alta e ter pouca saída.”
Como desenvolver o marketing da empresa
Uma boa estratégia de negócios é um caminho vantajoso para conseguir ter e sustentar a própria loja. Porém, só vale a pena para quem já possui um certo conhecimento, como revela André Diz, professor de economia do Ibmec:
“É preciso estar preparado para fazer a gestão do negócio. Se não estiver, pode ser muito arriscado não estar com o suporte de uma grande rede.”
Para Denise Schalom, o grande diferencial de um negócio próprio local pode ofertar é o relacionamento com o cliente, que é essencial, pois pede a presença do próprio empreendedor local para fazer o atendimento:
“Relacionamento é tudo. O cliente sempre busca algo mais humanizado, e isso só é possível com o próprio dono estando no dia a dia, convivendo com as pessoas e vendo o que elas necessitam. E isso é essencial para fidelizar o consumidor.”
Relacionamento com o cliente
Sobre isso, uma cliente de Marcelo, a aposentada Sonia Regina Braz, 64 anos, concorda e ainda elogia. Ela destaca que é cômodo morar perto de uma loja que “tem tudo”, para não ter de recorrer ao carro a fim de encontrar produtos que necessita.
“Meu dia é muito corrido porque cuido dos meus netos. São muitos compromissos: escola, aula de natação… Então, é ótimo ter disponível um bazar onde posso ir andando.”
E ainda complementou:
“O Marcelo recomenda eletricistas, bombeiros e marceneiros de confiança, o que facilita muito. Não preciso ter o trabalho de procurar um prestador de serviço.”
Como administrar um negócio próprio
Monte um modelo de negócios. Porém, é preciso realizar antes uma pesquisa de mercado para saber o que tem demanda no momento e como atendê-la. Por ser local, não há suporte, então é necessário conhecer bem o ramo de atividade que quer seguir.
Outro item importante de uma estratégia de sucesso é a divulgação. Ao abrir uma loja própria é necessário realizar seu próprio marketing e conhecer bem o público alvo. Sendo assim, é partir para melhor forma de divulgação, como panfletos, lojas parceiras e os meios digitais.
Por fim, invista em um bom ponto comercial. Este é o grande diferencial de um negócio local: a comodidade. Estar situado em um lugar de fácil acesso e de grande movimento no bairro é primordial para atrair e manter os clientes.
Utilize a estratégia a seu favor
Quando se tem uma franquia é necessário seguir um padrão de produto e nem sempre esta é a melhor estratégia para atender ao público de uma região. Ao contrário de uma loja própria, em que o empreendedor que perceber os gostos específicos de uma localidade e disponibilizá-los pode ser uma vantagem.
Uma loja de bairro pode proporcionar um melhor atendimento ao cliente e mais personalizado, além de ofertar uma comodidade ao freguês, como entrega em domicílio. Também é importante estar presente no próprio negócio e estar atento ao que os consumidores mais precisam. Isso tudo configura um atendimento mais humano.
Por fim, a fidelização do cliente é muito importante. E a estratégia correta neste caso pode acarretar em lucro, como dar vantagens em compras recorrentes ou avisar ao consumidor diretamente das promoções e serviços. Esses gestos acabam engordando o caixa da empresa local.
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação