Focada em freelancers, startup Workana quer conquistar grandes companhias
A startup Workana, plataforma que liga freelancers a empresas, está em fase de expansão de sua atuação no mercado brasileiro. Nascida na Argentina, a companhia está lançando por aqui o serviço Enterprise, destinada a grandes companhias.
Workana – objetivo
O objetivo da Workana é conseguir conectar os mais de 2 milhões de freelancers de sua plataforma a grandes companhias, com o intuito de otimizar os processos e execução de projetos internos.
Atualmente, o serviço disponibilizado a grandes empresas equivale a somente 0,8% das atuações realizadas na startup. Porém, já representam 12% do faturamento do negócio.
Além disso, a Workana vai passar a disponibilizar um executivo de contas para todos os processos administrativos e um recrutador especializado para atuar no processo de contratação. Gigantes como Ambev, Unilever e OLX já integram projetos com essa nova divisão da startup.
Novo escritório em São Paulo
Com o lançamento do novo serviço da Workana, também há a pretensão de ampliar sua atuação no país, aliada à contratação de Daniel Schwebel, ex-líder regional da rede social de empregos LinkedIn. Ele atuará agora como diretor geral para no Brasil. Além disso, a startup abrirá um escritório em São Paulo, com uma equipe de seis pessoas. A ideia é triplicar o tamanho dos colaboradores em dois anos.
Criada na Argentina há sete anos, a Workana tem no Brasil seu maior mercado, como afirma Schwebel:
“Há muito espaço para crescer no Brasil e na América Latina, mas precisamos entender onde está a demanda e qual é a melhor estratégia para o mercado local, então decidimos montar um escritório por aqui.”
Base de freelancers
Hoje, a Workana conta com mais de 2 milhões de freelancers cadastrados em sua plataforma, sendo que 45% deles estão no Brasil. As profissões são variadas, entre redatores e analistas de marketing digital, designers e tradutores, entre outros profissionais. Aproximadamente 880 mil projetos já foram postados na plataforma da startup.
Durante um bom tempo, o foco da empresa foi constituir uma base forte de freelancers para ofertar seus serviços no mercado. Hoje, a startup está em uma de etapa de ampliação, que consiste em trazer mais empresas e projetos para a plataforma.
Além disso, a atuação local também é um facilitador ao integrar melhor a parte entre freelancers e grandes companhias, que optam por uma mão de obra local para operar os projetos.
A Workana já captou R$ 39,5 milhões por meio de aportes financeiros. Desse montante, R$ 500 mil veio do grupo de mídia inglês DMGT em 2012 e R$ 39 milhões do Seek entre 2016 e 2018. A startup não menciona seu valor de mercado nem seu faturamento.
Fonte: Revista Exame
*Foto: Divulgação