Como MEI, a empreendedora Janaína Dutra possui os benefícios de uma pequena empresa.
Hoje, a empreendedora Janaína Dutra desenha e confecciona acessórios em resina. Há quase um ano ela deixou de atuar na área de construção civil como arquiteta, função que desempenhou por 22 anos.
Ela afirmou em maio deste ano à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que conseguiu se reinventar e encontrou nos acessórios em resina uma nova paixão.
Fundação da loja Cria
Janaína fundou em 2018 a loja Cria. Seus itens estão disponíveis para vendas em dois espaços colaborativos, situados na região metropolitana de Recife: na galeria do Moinho e no “Espaço Bora”, no shopping RioMar.
A empresária disse que o nome da marca foi inspirado pelo nascimento de seus dois filhos, Antônio e Ana. Além disso, Janaína notou que no empreendedorismo ela poderia conciliar a vida em família com o trabalho.
Ela acrescentou à revista:
“Comecei a fazer acessórios para me enfeitar e presentear minhas amigas. Anos depois na faculdade de arquitetura, de forma despretensiosa comecei a comercializar minhas peças”.
Benefícios como MEI e conhecimento do Sebrae
A ex-arquiteta diz que ao entrar para o MEI teve acesso aos benefícios de uma empresa. No caso, por ela ser uma microempreendedora individual, também tornou-se pessoa jurídica e tem o direito de emitir nota fiscal, contratar um funcionário, além de poder se aposentar nesta opção de empreendedorismo, ter auxílios doença e maternidade. Fora isso tudo, ainda pode participar de eventos que possam somar ao seu negócio.
Quando ela decidiu abrir a empresa, obteve ajuda do Sebrae ao procurar o curso “Trilha Começar Bem”. O conteúdo lhe deu o conhecimento necessário para pode ser formalizar seu nicho de atividade. A microempresária também integrou na sequência o Empretec, por onde obtém todos os benefícios de possuir um negócio formalizado.
Produção dos acessórios em resina
A matéria-prima principal da loja Cria é a resina. Todos os produtos são desenhados pela própria Janaína. Os acessórios confeccionados vão desde brincos, passando por pulseiras e colares. A empreendedora ressalta que os itens de moda tem o intuito de enfeitar seus clientes e que tudo é feito com amor e dedicação por meio de suas mãos.
*Foto: Divulgação / Bruna Pontual