Mercado imobiliário atual possui tendência em não permanecer no mesmo imóvel por muitos anos
A cabeça do brasileiro mudou em relação ao segmento de imóveis. Isso porque, conforme um estudo da plataforma Loft, mais de 60% das pessoas consideram a possibilidade de se mudar de casa nos próximos dois anos. Portanto, está havendo uma transformação na prioridade e necessidade da população, o que influencia no comportamento do mercado imobiliário.
Mercado imobiliário
Entre as maiores tendências para a mudança do mercado imobiliário, podemos citar a busca por: melhor qualidade de vida, segurança e acessibilidade econômica. E principalmente entre os clientes do nicho econômico do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Sendo assim, é importante entender o porquê desse desejo e como as empresas devem se preparar.
Mudança de um imóvel
A busca por um lugar melhor para viver é o primeiro motivo que leva à mudança. Além disso, muitos desejam se afastar de centros urbanos superlotados e caros, onde há problemas como violência e falta de áreas verdes. Neste caso, 36,2% querem mudar de bairro, porém, quer permanecer na mesma cidade.
Já a possibilidade de encontrar moradias em regiões mais tranquilas, com maior contato com a natureza e comunidades seguras, torna-se um grande atrativo.
Fator econômico
Por outro lado, também pesa o fator econômico. Com a inflação e o alto custo dos imóveis nas capitais, famílias optam por cidades periféricas ou menores. Nessas localidades, elas podem acessar imóveis com melhor custo-benefício, e muitas vezes conseguem mais espaço e infraestrutura adequada. E tudo isso sem comprometer o orçamento familiar.
Flexibilização do trabalho
Por sua vez, a flexibilização do trabalho em alguns setores, sobretudo após a pandemia, e a valorização do contato com a família incentivam a procura por locais onde é possível conciliar as necessidades de moradia com a proximidade de parentes e amigos. E a possibilidade de adotar uma rotina menos estressante tem sido um fator determinante na decisão.
Oportunidade para o mercado imobiliário
Toda mudança de comportamento dos moradores traz vantagens e desvantagens para as construtoras. E olhar com otimismo pode ser uma saída.
Neste caso, as empresas devem focar em investir em áreas com potencial de valorização, próximas a grandes centros, como cidades metropolitanas e polos de desenvolvimento econômico.
Nessas regiões, o custo de terreno e construção ainda é menor e oferecem acesso a serviços e infraestrutura. Tal posicionamento possibilita atender quem busca melhor qualidade de vida com um ticket mais acessível e com maior potencial de retorno.
A parceria com o setor público também ajuda. As companhias podem criar parcerias com prefeituras e entidades locais para oferecer incentivos e benefícios a novos moradores, como condições especiais de financiamento. Isso minimiza barreiras de entrada para os clientes do MCMV, eleva o poder de compra de imóveis e auxilia na economia local.
Infraestrutura dos condomínios
Ao investir na infraestrutura dos condomínios, a partir de projetos consistentes, com áreas de lazer bem planejadas, segurança e infraestrutura para trabalho remoto, como coworkings e espaços comuns, agregam valor percebido e permite a precificação competitiva, o que eleva a margem de lucro sem que o custo da obra aumente.
Oportunidade para o mercado imobiliário
Por fim, no mundo corporativo, mudança é sinônimo de oportunidade. Sendo assim, é importante estar atento (a) às tendências de comportamento do consumidor no mercado imobiliário.
Fonte: Foto de freepik na Freepik