Belém Negócios: Comunidade de empresários e executivos realiza negócios

Belém Negócios promove evento com especialistas em compartilhar conteúdos sobre gestão e liderança

Na última quinta-feira (18), foi realizado um almoço de negócios exclusivo para membros da comunidade Belém Negócios. Fundada por Rodrigo Souza, que hoje conta com mais de 140 empresários e executivos, a comunidade se reuniu para fazer networking de alto nível, no The Wine, famoso restaurante no centro da cidade e que tem como um dos sócios Alex Rodrigo, diretor comercial do supermercado Mais Barato e membro da comunidade.

Evento da Belém Negócios

Além disso, o grupo da Belém Negóicos já se reúne mensalmente no Do It Coworking, em eventos que atraem especialistas em negócios para compartilhar conteúdos sobre gestão e liderança. Neste último evento apareceram mais de 50 pessoas, todos empresários e executivos da região. A ideia é fomentar o empreendedorismo e networking entre empresas de grande e pequeno porte e que fazem parte da comunidade.

Vertente de inovação e empreendedorismo local

O fundador do Belém Negócios, Rodrigo Souza, explica que iniciou o grupo no dia 10 de agosto de 2022 e desde então a iniciativa tem se tornado uma das principais vertentes da inovação e do empreendedorismo local.

“Será um momento especial para a comunidade, hoje eu vejo que o grupo tem se envolvido cada vez mais, tem feito negócios. Uma das formas de validar uma comunidade empreendedora é possibilitando momentos que façam com que os membros sintam-se pertencentes de algo verdadeiro. Assim como em todos os passos que o Belém Negócios dá, o almoço de negócios será importante para a consolidação do projeto. Espero que todos aproveitem e façam negócios.”

Startups no Pará

Contudo, as startups do Pará contam com jornada empreendedora de muitos desafios, revela o relatório Founders Overview, produzido pela holding de venture capital ACE em parceria com BHub e a55.

Dificuldade de mentoria, escolha de público, conversão de clientes e contratações estão entre os principais tópicos apontados pelos fundadores de startups.

Hoje, cerca de metade dos empreendedores de startups são fundadores de segunda viagem. Ao todo, 51,8% dos fundadores responderam que estavam empreendendo pela segunda vez, sendo que 39% deles não venderam suas primeiras startups e 12,8% venderam o negócio inicial. A pesquisa entrevistou mais de 200 empreendedores com faturamento anual partindo de R$ 360 mil até acima dos R$ 300 milhões.

Por fim, os desafios para empreender não são novidade. São muitos os percalços encontrados pelo caminho. Entre os motivos que levaram essas pessoas consultadas pela pesquisa a empreender pela primeira ou pela segunda vez, sete em cada dez afirmou que a possibilidade de mudar a realidade em que vivem é a motivação principal. Na sequência aparece a ambição por um retorno financeiro maior do que o próprio trabalho (24%) e o desejo de liderar, não mais ser liderado (21%).

*Foto: Reprodução/Flickr (Luiz Felipe Sahd – https://www.flickr.com/photos/conatus/30726758211)