Jogo corporativo para executivos, FreshBiz, criado em Israel, chegou ao Brasil recentemente
Com o objetivo de mudar o modo como os executivos desempenham seus negócios e sua vida, é preciso simular e praticar novos métodos criativos de pensamento no empreendedorismo. Além de solucionar problemas vitais. Isso inclui o uso da gamificação que é um método leve, divertido e eficaz de absorver aprendizados significativos.
Jogo corporativo para executivos
Sendo assim, o Freshbiz, jogo corporativo para executivos, de origem israelense, chegou ao Brasil em 2015 por meio da APOENA, integrada hoje à Tribo, consultoria com foco na humanização de culturas, desenvolvendo times e lideranças.
Além disso, sua vinda foi motivada pela Graziela Merlina, sócia-fundadora da empresa, mentora da Tribo e que atua com jogos e gamificação nas organizações desde 2000. Ela explica que na época que trouxe o jogo, foi uma grande ruptura.
“Eu chegava nas empresas e ouvia dos líderes que eles não tinham tempo para brincar. Hoje o uso dos games no processo de aprendizagem já é senso comum, e sinto que segue sendo tendência, até porque a pandemia demonstrou também a eficiência dos jogos online.”
Público alvo do jogo corporativo para executivos
Contudo, o FreshBiz é um jogo também voltado a empreendedores, times de trabalho e lideranças, que simula como realizar negócios na Nova Economia, através da geração e circulação de riquezas e recursos.
Objetivo do game
O objetivo do game é desenvolver uma visão sistêmica, interdependência, autoconhecimento, tomada de risco, inovação e ajudar na gestão de pessoas, seleção de talentos e pensamento empreendedor em qualquer time ou executivos das empresas. Além disso, para ganhar, os jogadores precisam chegar à casa dos vencedores em 60 minutos, sem dívidas.
O participante escolhe um avatar e recebe seu cartão de negócios, para gerar lucros, por meio de parcerias, compras, vendas e acordos. Porém, empréstimos em bancos e recebimento de doações não são permitidos.
“Através de seu aprendizado baseado em jogos, os participantes viajam pelo jogo com a missão de vencer, ganhando habilidades, entendimentos e estratégias que não apenas os ajudam a alcançar os objetivos do jogo, mas também a se destacarem em suas vidas.”
Comportamento
O jogo tem a capacidade de flagrar qual o comportamento instalado em um time ou cultura, ao mesmo tempo em que permite simular resultados diferentes a partir de comportamentos diferentes. Portanto, é uma ferramenta que possibilita criar um rápido engajamento com futuros possíveis, revela Merlina.
“Já tivemos casos de pessoas super inseguras em empreender e que criaram seu negócio a partir dos insights do game. Já tivemos times redefinindo suas práticas e rituais porque o jogo os fez se enxergarem pouco inovadores.”
Declaração de quem já utilizou o game
Nas palavras de Patrícia N. Arantes, Diretora Geral da Abase – Covetrus Brasil, que viveu a experiência do game sobre a Nova Economia:
“Eu tive o privilégio de jogar o FreshBiz por três vezes e na terceira vez ainda me vi repetindo padrões que eu acreditava ter superado. Fica evidente o quanto estamos suscetíveis à prática do mercado, mesmo buscando constante ampliação de consciência. Eu costumo dizer que o FreshBiz não acaba quando termina o jogo! Os insights gerados durante e após a experiência me acompanham todos os dias. Recomendo fortemente que os executivos vivam esta experiência transformadora.”
*Foto: Reprodução