Pedra na vesícula em bebê de 22 dias é registrada como caso que ocorre em menos de 1% dos recém-nascidos, segundo cirurgião
Um caso raro foi registrado no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, esta semana. Um recém-nascido de apenas 22 dias precisou passar por uma cirurgia para retirar pedras na vesícula. Por meio de um exame de ultrassonografia foi possível detectar que o paciente possuía três pedras e precisava de cirurgia.
Pedra na vesícula em bebê
Além disso, de acordo com o coordenador médico do Hospital do Juruá e cirurgião que realizou o procedimento, Ozianndeny Câmara, explicou que o recém-nascido nasceu com
O coordenador médico do Hospital do Juruá e cirurgião que fez o procedimento, Ozianndeny Câmara, explicou que a criança nasceu com colelitíase congênita, como explica o médico Gustavo Menelau. Caso é registrado em menos de 1% das crianças. Mas, em alguns casos, Câmara revelou que as pedras não são identificadas.
“Ela estava muito irritada, chorosa, fizeram vários exames e identificaram. Houve a solicitação para a cirurgia pediátrica em Rio Branco, mas a família entrou em contato comigo e pediu para eu operar. Aqui em Cruzeiro do Sul, foi a [paciente] mais nova operada.”
Cirurgia foi um sucesso
Realizado no dia 31 de agosto, a cirurgia foi um sucesso. Além disso, diferente de um adulto, quando há ocorrência de pedra na vesícula em um recém-nascido, este material é mole. Ou seja, menos consistente e se desfez logo que o médico a coletou.
“Tinham três pedrinhas vistas no ultrassom e tomografia. A vesícula foi retirada toda, assim como é feita nos adultos. A criança está bem, deu tudo certo.”
Procedimento em crianças maiores
Por fim, o médico Ozianndeny Câmara afirmou que antes desta cirurgia, uma criança mais velha, no caso com 4 anos, também passou por uma cirurgia para retirar uma pedra na vesícula.
“Talvez foi a mais nova do estado. É bem raro essa cirurgia em uma criança de 22 dias.”
*Foto: Reprodução