Banco para influenciadores digitais tem à frente Ricardo Marques que foi um dos pioneiros da mídia out-of-home na virada dos anos 2000; hoje ele investe no mercado de mais de 1 milhão de personalidades da mídia digital no Brasil
O publicitário Ricardo Franco Marques esteve à frente da empresa precursora da mídia out-of-home no Brasil, em 2003, como um dos fundadores da Elemídia. Hoje, ele aposta em outros negócios, depositando suas fichas no Influencers Bank. Trata-se da primeira instituição financeira voltada a influenciadores digitais no Brasil.
Banco para influenciadores digitais – missão
A missão do banco para influenciadores digitais é a de tentar organizar a vida financeira de celebridades online. Isso porque muitas delas não têm tempo para olhar os rendimentos em meio a uma postagem ou outra.
Além disso, o carro-chefe do banco digital promete ser a antecipação de recebíveis, uma solução e tanto para um problema no setor.
O famoso ‘publi’
Na prática, um conteúdo publicitário feito por um influenciador, o popular ‘publi’, geralmente é pago seguindo os mesmos tratos comerciais dos anunciantes com as agências de publicidade convencionais. Ou seja, em parcelas de 30, 60, 90 ou até 150 dias após a postagem.
Portanto, Ricacrdo explica que “uma empresa costuma ter estrutura financeira para esperar tanto tempo”. Porém, um influenciador “raramente tem”.
Linhas de crédito do banco para influenciadores digitais
Outro atrativo do Influencers Bank diz respeito a suas linhas de crédito para aquisição de aparelhos eletrônicos. Isto é, um smartphone de ponta é uma ferramenta de trabalho poderosa na mão de um influenciador. E ainda um financiamento voltado às despesas com impulsionamento de postagens nas redes sociais.
Modelo de negócio
Vale destacar que o modelo de negócio do banco surgiu após quase uma década de experiência de Marques com a mídia digital.
Plataforma de gestão da carreira de influenciadores
Em 2014, cinco anos após a venda de 50% da Elemídia ao fundo americano Tiger Global, Marques fundou a Spark, uma plataforma de gestão da carreira de influenciadores, em sociedade com um grupo de investidores famoso por si só. Isso porque na lista estão Marcus Buaiz (empresário dono de mais de 150.000 seguidores só no Instagram) e o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno.
Tecnologia pra mídias
Em contrapartida, Marques também investiu em outros negócios de tecnologia para mídias como a GDB Mídia, a operação brasileira da plataforma de vídeos Vevo. Além das empresas de marketing de influência Mynd e Humanz Brasil.
Time do Influencer Bank
Para compor a equipe do banco, Marques trouxe CEO Martius Haberfeld, até então head de canais digitais de pessoa física no banco Safra.
A empresária, jornalista e influenciadora Manu Carvalho é a cofundadora do novo banco. Ela acumula mais de 12 anos de carreira e conta com uma vasta experiência em marketing de influência. Além de ser pioneira neste segmento, com mais de 5 milhões de impactos por mês.
Interessados
Outras empresas já sinalizaram interesse neste modelo de negócio. São eles: Fundos FIDC, Kviv Ventures (gerido por Raphael Klein, da família fundadora da varejista Via).
Duas fases de lançamento
Todavia, o Influencers Bank terá duas fases de lançamento. A primeira será o registro oficial da nova instituição financeira no Banco Central por meio da parceria feita com uma fintech que recentemente recebeu um grande investimento.
Segundo Marques, o foco inicial do banco serão os créditos de antecipação dos recebíveis antes mesmo do lançamento no dia 12 de setembro, inicialmente para grandes influenciadores.
Em relação ao avanço para o mundo dos ativos digitais, ele comenta:
“Todos os acionistas e investidores estão entusiasmados com o modelo do Influencers Bank. Isso sem contar na expectativa em relação à segunda fase do projeto, que será ainda mais disruptiva.”
NFTs Cripto Currencies e Exchange
E é justamente nesta fase que serão lançadas as NFTs Cripto Currencies e Exchange, por meio do Influencers Coin e Creators Coin.
Marques contabiliza mais de 1 milhão de influenciadores no Brasil. Juntos, esse exército movimenta R$ 73 bilhões.
Por fim, nos próximos meses, o banco estará operando o MVP e em breve apresentará a captação via M&A.
*Foto: Reprodução