Agora, a Cemig SIM possui ativos situados em Lavras (MG), pertencentes às companhias G2 Energia e Apolo Energia
Na última sexta-feira (8), a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que a Cemig SIM (braço da empresa voltada ao segmento de geração distribuída de energia) adquiriu participação de 49% em empresas que possuem seis usinas de geração fotovoltaica.
Vale lembrar que dias atrás, a Cemig já havia comunicado que focaria seus negócios na venda de ativos fora de Minas Gerais após a venda de participação na Renova Energia.
Aquisição da Cemig SIM
Em nota à imprensa, a Cemig SIM destacou que está desembolsando em torno de R$ 37,2 milhões. A ideia é concluir a aquisição destes ativos com o intuito de reforçar a sua “estratégia da companhia de crescimento sustentável no mercado de geração distribuída” no Brasil.
Sendo assim, foram compradas fatias das empresas G2 Energia e Apolo Empreendimentos e Energia. Hoje, elas contam com usinas solares em operação no município de Lavras, no interior do Estado mineiro.
No total, as seis plantas somam pouco mais de 18,5 MWp de potência e atenderão, em conjunto. Isso dá aproximadamente 1,8 mil clientes dos mercados residencial, comercial e industrial de baixa tensão.
Edital de energia solar e eólica
Além disso, um dia antes do comunicado à imprensa sobre a aquisição destas usinas, a Cemig lançou um novo edital de compra de empreendimentos de fontes eólica e solar.
Neste caso, os projetos deverão ter capacidade instalada total de, no mínimo, 50 MW. E ainda devem possuir outorga emitida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Portanto, poderão ser elegíveis ao desconto de 50% da TUSD/TUST, ou ter protocolado o pedido de outorga até o dia 28 de fevereiro deste ano.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas, mediante manifestação de interesse e envio de documentos solicitados, até o próximo dia 14 de junho. A seleção dos projetos será realizada por meio de critérios descritos no edital, o que inclui características e preço.
*Foto: Reprodução