Dona das Casas Bahia e Pontofrio, a Via Varejo agora é Via por ter extrapolado o varejo, impulsionada pelas mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19
Recentemente, A Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Pontofrio, anunciou que mudou o nome para Via. De acordo com a empresa, a mudança corresponde a uma reformulação da estratégia. Isso porque, com as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, a companhia hoje vai além do varejo.
Via Varejo agora é Via
Em comunicado emitido no último dia 25, o grupo afirma:
“Os resultados da companhia, apresentados ao mercado em março, mostram que a Via não é mais uma empresa de varejo. Que já está indo além.”
A nota ainda complementa:
“No último ano, a empresa se reinventou, rompeu e unificou as barreiras físicas e digitais das lojas, sites e apps.”
Ponto
Além disso, a empresa também mudou o nome do Pontofrio, que agora atende apenas por Ponto. Contudo, o grupo adotou novos logo e slogan: “Imagine Caminhos”.
Vendas online
Em entrevista dada à Folha de S. Paulo em março, o presidente da Via, Roberto Fulcherberguer, afirmou que a empresa começou 2020 com 26% das vendas concentradas no online e terminou com 50%.
“Não vou dizer que não sentiremos nada, é impossível, mas estamos muito mais bem preparados do que estávamos no segundo trimestre de 2020. Para nós, é um caminho mais suave, nossos 20.000 vendedores continuarão vendendo.”
Ele se referiu às novas medidas de restrição da época provocadas pelo agravamento da pandemia.
Inovação em outras frentes
Todavia, a transformação segue as inovações em outras empresas de varejo do Brasil. Prova disso é na segunda quinzena de abril, o Magazine Luiza informou a aquisição da empresa de conteúdo Jovem Nerd, que é a 17ª de uma série de aquisições em áreas diversificadas desde o início de 2020.
Superapp brasileiro
Sendo assim, tal movimento tem como ponto de chegada a criação de um superapp brasileiro. O termo se refere a plataformas presentes no mercado chinês, que reúnem em um só aplicativo serviços variados. Entre os quais: rede social, transações financeiras, compras, contratação de serviços e conteúdo.
Além disso, a estratégia de buscar companhias de mercados diferentes costuma ter a intenção de, com mais recursos, dar grande escala ao projeto adquirido.
VIA
Holding dona das marcas Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br, Bartira, Asap Log, banQi e I9XP.
Funcionários: 47.000
Operação: 400 municípios
Lojas físicas: 1.000
Lucro líquido (2020): R$ 1 bilhão
Ebtida (2020): R$ 2,9 bilhões